Dieese: mulheres são maioria entre desempregados

O estudo 'A Mulher no Mercado de Trabalho Metropolitano', elaborado em conjunto pelo Departamento Intersindical de Estudos Socioeconômicos (Dieese) e pela Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados de São Paulo (Seade), apontou que as mulheres são maioria entre a população desempregada de cinco capitais brasileiras.
Segundo o levantamento, a participação delas é maior no contingente de desocupados em Belo Horizonte, onde correspondem a 61,6% da População Economicamente Ativa (PEA) que está a procura de emprego.
As mulheres também são maioria no Distrito Federal (58,2%), Porto Alegre (57,2%), Salvador (56,5%), São Paulo (55,5%) e Recife (52,9%). Outro dado apontado pelo estudo é a diferença entre os salários de homens e mulheres nas capitais pesquisadas pela Pesquisa de Emprego e Desemprego (PED) Metropolitana.
A pesquisa aponta que, apesar da diferença ter diminuído nos últimos anos, no Distrito Federal o salário médio delas equivale a 74,6% do valor médio pago a eles. Em Belo Horizonte, esta relação é de 77,62%. As diferenças também são verificadas em São Paulo (77,83%), Porto Alegre (83,75%), Salvador (83,78%) e Recife (84,27%).
Para ler o Estudo na íntegra, click aqui.

Comentários

Postagens mais visitadas