15o. Congresso da UEE-RJ em Volta Redonda dias 3, 4 e 5 de julho.


Os estudantes universitários do estado do Rio de Janeiro estão convidados para nos dias 3, 4 e 5 de julho, participarem do 15º. Congresso da UEE-RJ na cidade de Volta Redonda. Além de ser um espaço de atualização dos debates do movimento estudantil acerca dos rumos de nossas universidades, o 15o. Congresso da UEE-RJ elegerá a nova diretoria da entidade que assumirá a gestão no biênio 2009-2011.

Em cada universidade de todo o estado estão ocorrendo eleições em urnas que elegerão os representantes das universidades que participarão do Congresso. Cada universidade pode enviar 1 delegado representante a cada 1 mil estudantes. Ou seja, uma universidade que possui até 1.999 estudantes envia 1 delegado, uma universidade que possui 2.234 estudantes leva 2 delegados, uma universidade que possui 3.000 estudantes leva 3 delegados e assim por diante.

As eleições nas universidades se iniciaram no dia 1 de abril e irão até o mês de junho. Para realizar a eleição basta que os DCEs informem a data do processo eleitoral para a UNE, para que a entidade possa divulgar esse calendário eleitoral em seu sítio virtual. Nas universidades que não possuem DCE, basta que uma comissão de 10 estudantes se mostre interessada em realizar o processo. Caso essa comissão não apresente problemas, ela pode conduzir o processo eleitoral.

Como o estado do Rio de Janeiro possui aproximadamente 500 mil estudantes universitários, cerca de 500 delegados estarão aptos a participar com direito a voto do 15º. Congresso. Além dos demais estudantes suplentes e observadores que também podem participar do Congresso, porém sem direito a voto.

Os delegados eleitos em suas universidades podem montar chapas que disputam a direção das entidades. A eleição é proporcional, ou seja, se uma chapa na votação da plenária final obtiver 65% dos votos ela terá 65% das vagas na diretoria da entidade. A chapa que obteve 15% obterá 15% das cadeiras da entidade e assim por diante. Desse modo, todas as correntes de pensamento podem fazer parte da direção da UEE-RJ, mesmo sendo minoritárias. Isso garante a democracia e a pluralidade presente nesta entidade estudantil.

Não deixe de participar deste importante encontro dos estudantes de nosso estado.

Comentários

Postagens mais visitadas