BRASIL IMPÉRIO EM DESTAQUE NO CINE TEATRO SÃO JOÃO

Quem gosta de cinema, pode aproveitar para conhecer um pouco mais sobre o Brasil Império contada de uma forma divertida no Cine Teatro São João no mês de novembro. A ‘Mostra Brasil Império República’ vai exibir dois filmes: ‘O Xangô de Baker Street’, no próximo dia 09 e ‘Mauá – O Imperador e o Rei’, no dia 23. Os filmes são exibidos sempre às 18h, com entrada franca.

Com 118 minutos de duração, a comédia ‘O Xangô de Baker Street’, do diretor Miguel Faria Jr. traz às telas a saga de Sherlock Holmes e seu inseparável companheiro Watson em pleno Rio de Janeiro da época do 2º Reinado. A história se passa no Rio de Janeiro, em 1886. A diva francesa Sarah Bernhardt (Maria de Medeiros) pela primeira vez se apresenta no Brasil, deixando a elite do país ainda mais interessada na cultura francesa. O público se curva perante o talento de Sarah, incluindo o imperador D. Pedro II (Cláudio Marzo), que lhe conta um segredo: um valioso violino Stradivarius, um presente seu à baronesa Maria Luíza (Cláudia Abreu), desaparecera misteriosamente. Sarah então sugere que o imperador convite o famoso detetive Sherlock Holmes (Joaquim de Almeida) para investigar o caso.
Enquanto isso, um assassinato choca a cidade e deixa em pânico o delegado Mello Pimenta (Marco Nanini). Uma prostituta fora assassinada e teve suas orelhas decepadas e uma corda de violino estrategicamente colocada em seu corpo pelo assassino. Enquanto o delegado busca pistas para capturar o perigoso assassino, que passa a cometer crimes seguidamente, Holmes e seu fiel parceiro Watson (Anthony O'Donnell) desembarcam no Rio de Janeiro sem esperar os perigos que os esperam: feijoadas, vatapás, pais de santo e o poder de sedução das mulatas locais.

Já o drama ‘Mauá – O Imperador e o Rei’, do diretor Sérgio Rezende, tem 138 minutos de duração e é uma biografia sobre Irineu Evangelista de Souza, o Visconde de Mauá, um dos principais homens de negócios do 2º Reinado.
Ainda garoto, Irineu se tornou órfão, quando seu pai foi morto por ladrões de gado. Dois anos depois, sua mãe decidiu se casar novamente com João Jesus, mas como o padrasto não aceitava um enteado Irineu foi morar no Rio de Janeiro com Batista, seu tio. No Rio vai trabalhar no armazém do português Pereira de Almeida (Elias de Mendonça), onde o jovem Irineu descobre ter jeito para os negócios, pois tinha uma visão ampla do que iria acontecer no comércio. Ele se torna um funcionário de confiança e um cobrador impiedoso, levando Queiroz (Hugo Carvana) ao suicídio após tomar todos os bens (inclusive escravos) como pagamento de uma grande dívida.
Irineu defendia o fim da escravidão por razões econômicas e era um homem de palavra, o que faz seu talento ser reconhecido por Richard Carruthers (Michael Byrne), um escocês que vivia no Brasil, que o emprega em sua firma de exportação e lhe dá as primeiras noções das teorias econômicas. Alguns anos depois, Carruthers diz que sente o mesmo que os negros, banzo, que é saudade da terra natal, pois ficara rico no Brasil mas deixara seu coração na Escócia. Assim, parte deixando Irineu comandando os negócios. Nesta altura da vida, Irineu se apaixonou pela sobrinha, May (Malu Mader), com quem irá se casar e ter vários filhos. Em Liverpool, Inglaterra, se deslumbra com a potência das fábricas e decide liquidar sua empresa comercial para se arriscar na construção da primeira indústria brasileira, uma fundição e estaleiro em Ponta de Areia, Niterói.
Desde quando começou a enriquecer, Irineu ganhou um inimigo para toda a vida, o Visconde de Feitosa (Othon Bastos), que o via como um aventureiro que sonhava apenas em ganhar mais dinheiro e desviar o Brasil da sua "vocação agrícola". Irineu queria modernizar o país, mas sofreria mais obstáculos do que seria capaz de imaginar, pois seria prejudicado por estrangeiros, mas, principalmente, pelos brasileiros que pertenciam a uma oligarquia, que apenas queriam usufruir os bens sem nada produzir.
O Cine Teatro São João fica na Rua Glayds Teixeira, 233, Centro, São João da Barra. O telefone de contato é (22) 2741-4161.
Fonte: Secretaria de Comunicação da Prefeitura de São João da Barra, por Carla Cardoso

Comentários

Postagens mais visitadas