Lançamento do livro Benta Pereira em Documentos: testamento e inventários.


Será lançado no dia 29 desse mês de junho o livro Benta Pereira em Documentos: testamento e inventários, escrito pela historiadora Rafaela Machado e publicado pela Câmara Municipal de Campos dos Goytacazes. O livro apresenta a transcrição dos documento sem que se registraram os testamento e inventários da famosa heroína dos campistas, Benta Pereira de Souza.
Após anos de suposto desaparecimento e, depois de muitas buscas, os documentos em questão foram encontrados em um dos cofres da Câmara Municipal, originalmente do Cartório do Segundo Oficio. Além dos já citados testamento e inventários de Benta Pereira – um produzido em vida pela própria e outro produzido por ocasião de seu falecimento – foram encontrados ainda o inventário de Pedro Manhães Barreto e o testamento de Mariana de Souza Barreto, marido e filha de Benta Pereira.
Benta Pereira foi uma das principais lideranças do famoso levante ocorrido na Capitania na Paraíba do Sul em 1748, cujo processo embrionário remonta a meados do século XVII. Apesar disso, pouco se sabia sobre a sua trajetória pessoal e, por isso, a descoberta dos documentos em questão é de suma importância em virtude de, a partir da transcrição dos sobreditos manuscritos, permitir lançar uma nova perspectiva de análise sobre Benta Pereira e seus familiares, a partir de informações até então desconhecidas, seja por historiadores ou pelo público em geral.

Cabe salientar também, que este trabalho faz parte de uma série de ações que a Câmara Municipal de Campos dos Goytacazes tem realizado no sentido de conferir à figura de Benta Pereira de Souza especial atenção, seja no desenrolar dos acontecimentos que culminaram com o famoso levante de 1748, bem como na construção da própria história do município.
O lançamento do livro acontecerá às 19 horas, no Foyer da Câmara Municipal.



Comentários

Postagens mais visitadas