Matéria no Portal do IFF:

11/01/17 - Circuito Trilha do Baobá

O evento, que marcará o plantio do Baobá no Polo de Inovação, contará com palestras, culinária e apresentações da cultura afro-brasileira.

 O Polo de Inovação Campos dos Goytacazes (PICG) do IFFluminense sediará, na próxima quarta-feira, dia 11 de janeiro, das 14 às 18h, o Circuito Trilha do Baobá, que tem o objetivo de marcar a trajetória e a cultura do negro em municípios da região Norte Fluminense, por meio do plantio de mudas de Baobá, árvore sagrada dos povos africanos, em áreas que tiveram forte presença de negros escravizados.

 Com o tema “Alimentando harmoniosamente a Trilha do Baobá”, o evento é uma promoção conjunta do Polo de Inovação, Instituto Historiar e Projeto Cores, Sabores e Valores. Na ocasião, será realizado o plantio de uma das mudas de Baobá, que foram germinadas na Casa de Vegetação do PICG.

 “Já realizamos o plantio de mudas germinadas no Solar do Colégio, em Campos dos Goytacazes; em São João da Barra e em São Francisco de Itabapoana. A escolha do Polo foi feita em virtude dele estar situado em área próxima a uma fazenda, sede de um antigo matadouro, onde muitos negros trabalharam na criação de gado”, explica Hélvio Cordeiro, do Instituto Historiar.

 A programação do Circuito Trilha do Baobá contará com palestras, apresentação musical com Jéssica Passos e Leandro Cordeiro e aula show de Culinária Quilombola e Afro-brasileira com os chefes de cozinha Fabiano Seixas e João Aguiar e da Professora e Pedagoga, Leandra Pires.

 Veja, abaixo, o cartaz produzido pelos organizadores do evento:

Comentários

Postagens mais visitadas