Faetec abre 603 vagas nas regiões Norte e Noroeste Fluminense

A Fundação de Amparo à Escola Técnica (Faetec), órgão vinculado à Secretaria Estadual de Ciências e Tecnologia, está com inscrições abertas para o processo seletivo de 2012 para o primeiro semestre. Das 8.950 vagas disponíveis nas escolas de Ensino Médio Técnico, nos Institutos Superiores de Educação e nos Institutos Superiores de Tecnologia em todo Estado, 603 vagas estão disponíveis nas instituições de abrangência do Pólo Avançado da Faetec Norte e Noroeste Fluminense. As inscrições vão até o dia 9 de novembro e devem ser feitas pela internet, no site da Faetec (www.faetec.rj.gov.br). As provas objetivas estão marcadas para o dia 18 de dezembro, e a divulgação dos resultados será no dia 19 de janeiro de 2012.

Em Campos, o Centro Vocacional Tecnológico (CVT) de Cerâmica está com 27 vagas abertas para o curso Técnico de Cerâmica. Já a Escola Técnica Estadual João Barcelos Martins está oferecendo 175 vagas nos cursos de Administração, Análises Clínicas, Eletromecânica e Enfermagem.

O Instituto Superior de Educação Professor Aldo Muylaert (Isepam) está oferecendo 36 vagas para o curso de Pedagogia e 101 vagas para o Ensino Médio.

Na Escola Técnica Estadual Agrícola Antônio Sarlo, unidade de ensino da Faetec em Guarus, são 60 vagas para o curso técnico de Floresta e 30 vagas para o curso técnico de Fruticultura, ambos na parte da manhã. A escola oferece ainda 84 vagas para o Ensino Fundamental. Vale lembrar que os cursos oferecidos pela Escola Técnica Estadual Agrícola Antônio Sarlo não exigem pagamento da taxa de inscrição.

No Noroeste Fluminense, os interessados podem aproveitar a oportunidade e se inscreverem para os cursos oferecidos no Centro de Educação Tecnológica e Profissionalizante (Cetep) de Santo Antônio de Pádua. São 90 vagas para o curso Técnico de Informática, sendo que 60 vagas são candidatos que já tenham concluído o Ensino Médio (subseqüentes) e 30 vagas para os candidatos interessados em estudar o curso técnico articulado com o Ensino Médio, ou seja, realizar os dois cursos simultaneamente na unidade da Faetec.

Processo de inscrição

Para se inscrever, os candidatos deverão acessar o site da Faetec e clicar no link “Processo Seletivo Faetec 2012.1”. Todos os editais estão disponíveis neste link. Além de preencher o formulário, os candidatos devem imprimir o boleto bancário e, em seguida, pagar a taxa de inscrição, no valor de R$ 38, na rede bancária, o que automaticamente confirmará a inscrição. Todas as informações sobre os concursos estão disponíveis nos editais, disponibilizados no site da Faetec (www.faetec.rj.gov.br).

Vagas para Deficientes e Cotistas

Nos cursos técnicos, 5% das vagas são destinadas a pessoas portadoras de deficiência. O período para a entrega do laudo médico vai de 13 a 19 de outubro.

Já para os cursos dos Institutos Superiores de Tecnologia e de Educação, 45% das vagas são reservadas para os candidatos comprovadamente carentes, de acordo com a Lei nº 5346/08, assim distribuídos: 20% para estudantes oriundos da rede pública de ensino; 20% para estudantes negros e indígenas; 5% para pessoas com deficiência e filhos de policiais civis, militares, bombeiros militares, de inspetores de segurança e administração penitenciária, mortos ou incapacitados em razão do serviço, de acordo com o decreto nº 3298/99.

Calendário para o Ensino Técnico e Superior

- Período de inscrição: 13 de outubro a 9 de novembro

- Provas objetivas: 18 de dezembro

- Resultado final: 19 de janeiro de 2012

- Matrícula dos candidatos aprovados e classificados: 23 a 27 de janeiro de 2012


Nenhum comentário: