Após manifestação, eleição é marcada no IFF





Uma manifestação de estudantes marcou o dia de ontem no Instituto Federal Fluminense (IFF). Cerca de 200 estudantes exigiram a convocação de eleições para diretor dos campus Campos e Macaé e entoaram diversas palavras de ordem, como "Tô procurando democracia, quem encontrar devolver na Reitoria".

A atividade foi convocada por entidades estudantis de vários campus do IFF, pela Federação dos Estudantes de Campos (FEC) e Sindicato Nacional dos Servidores Federais (Sinasefe). Além de reivindicarem o início das eleições, o manifestantes também cobraram explicações da Reitora sobre o repasse de mais de R$5 mil para uma estudante candidata ao Conselho Superior, às vésperas da eleição, no ano passado.

Após a manifestação, uma comissão foi formada e se reuniu com representantes da Reitoria. A Reitora, Cibele Daher, taxou a manifestação de desnecessária e se limitou a dizer, em nota, tratar de um ato político eleitoral. Sobre a denúncia do repasse feito à candidata ao Conselho Superior, o Pró-Reitor de Desenvolvimento Institucional, Roberto Moraes, disse não saber onde foi aplicado o recurso, mas prometeu entregar aos estudantes uma prestação de contas detalhando os gastos.

Para o presidente da FEC e estudante do IFF, Maycon Prado, a manifestação foi legítima e o objetivo foi pressionar o Conselho Superior para convocar as eleições. Maycon declarou, ainda, que o movimento iniciado em março do ano passado é vitorioso por ter mobilizado toda a comunidade acadêmica em defesa da instituição. Para ele, a declaração da Reitora condenando a manifestação é mais uma prova de que a democracia não é prioridade para a atual gestão.

"Realmente a manifestação era desnecessária, bastava só a Reitoria ter convocado eleições. Estamos há mais de um ano cobrando o início do processo eleitoral e isso parecia não ser prioridade para a Reitoria. Só o que queremos é poder escolher nosso diretor pelo voto e não pela caneta da Reitora", disse Maycon, ressaltando que ao invés de tentar deslegitimar o movimento, a Reitora deveria ter dado explicações aos estudantes sobre os problemas da instituição e sobre as denúncias surgidas.

Logo após a manifestação, o Conselho Superior do IFF se reuniu e decidiu convocar as eleições de diretor para o dia 30 de março no campus Campos e para o dia 31 de março no campus Macaé. Todo o processo será conduzido por uma Comissão Eleitoral, que será eleita pela comunidade acadêmica no dia 13 de março. Os novos diretores serão escolhidos por votação em turno único.

Comentários

Anônimo disse…
Muito legal, Sepé!
Foi realmente muito bom, podemos provar aos alunos que a reitoria faz descaso total aos alunos.
Ja entreguei sua barraca, heim!
Beijos, Fran!
Fabiano, estou trazendo aqui o mais novo bloguinho da Cidade de Campos
Tá aqui:
http://acridoce-oil.blogspot.com/
Anônimo disse…
Lamentável a atitude da Reitoria perante a manifestação. Chegou ao ponto de colocar os seguranças do IFF a paisana para ameaçar os estudantes!!! Sra. Cibele, estudante não é bandido...

Postagens mais visitadas