Tudo pronto para o Festival Macaé de Cultura e Gastronomia



Um evento destinado àqueles que apreciam a cultura e a boa mesa. Assim é definido o III Festival Macaé de Cultura e Gastronomia, que acontece entre os próximos dias 13 e 16, na or
la da Praia dos Cavaleiros. O evento, organizado pelo Polo Gastronômico da cidade, tem o apoio da Prefeitura e do Macaé Convention Bureau. A expectativa é de que cerca de nove mil pessoas participem do Festival. 

Além dos pratos especiais preparados por cada estabelecimento, o Festival terá mini cursos e oficinas com chefs renomados, além de show e atividades para a garotada. O evento será realizado na Avenida Atlântica, no trecho que vai dos restaurantes Durval ao Lucca. No local, será montada a Via Gourmet, com tendas onde serão oferecidos diferentes pratos especiais para degustação, ao preço único de R$ 15.

O evento deste ano terá a participação dos produtores de cachaça de Quissamã. Na oportunidade serão expostos também alimentos e bebidas de produtores locais.

- É um conceito que permite ao público visitante passear ao longo da orla, parar nas diversas tendas para degustar pratos variados e oferecer entretenimento para toda a família, disse o empresário Renato Martins, um dos organizadores do evento e sócio de três restaurantes participantes.

O presidente interino do Macaé Convention Visitors Bureau (Macaé CVB), Leonardo Anderson, comenta que os preparativos para o evento começaram no ano passado. 

- Os empresários do Polo Gastronômico da Praia dos Cavaleiros estão empenhados para tornar esta edição um dos melhores acontecimentos de Macaé. Além de fomentar a rede gastronômica da cidade, este evento visa incrementar o turismo em Macaé, observou.

A novidade deste ano são as oficinas, com a participação de chefs renomados, que vão distribuir 300 senhas gratuitas para a degustação dos pratos preparados. Participam o italiano Massimo Torresan, do restaurante Lucca, e o boliviano Checho Gonzales, especialista em cozinha inventiva. Além das oficinas dos chefs, o Festival vai aulas de gastronomia com degustação do programa Cozinha Sesi Brasil. Tudo de graça.

da comida, a música é outra atração do Festival. No palco que será montado na Via Gourmet, sempre a partir das 20h, shows com Vitrola Blues, Zeca do Trombone, 2 x 4 e Anthony Brito. Para a garotada, brincadeiras, teatro e distribuição de pipoca e algodão doce durante o dia.

Este ano, o festival recebeu o apoio da Cerveja Heineken, que vai sortear kits para os participantes. “A gente precisa de investidores de peso quanto a Heineken. Este é o primeiro apoio com marcas renomadas. Isso mostra que estamos no caminho certo”, ressaltou Renato. Também apoia o evento a loja Vilarejo.

Confira o cardápio elaborado especialmente para o Festival:
.
- Durval - Fruto Picante do Mar: lula, polvo e camarão ao creme e vinho. 

- Estação da Praia - Torta de Bacalhau à Estação: gratinado de bacalhau, alho porró, palmito, cebola, queijo e molho branco. 

- Finalmente Creperia - Crêpe Japa: massa fina e crocante com recheio de arroz japonês, salmão em cubos, cebolinha e gergelim colorido. 

- Finalmente Grill - Risoto de funghi e alho poró enfeitado com lâminas de amêndoas. 

- Koni Store Macaé - Harumaki de Camarão - Rolinho primavera de camarão com cream cheese,palha de alho poro e molho Agridoce acompanhado do Roll Filadelfia Steel- uramaki com gergelim, steel, cebolinha e cream cheese. 

- Ilhote Sul - Moqueca de camarão com arroz siciliano. 

- La Fazendinha – Rondelli con profumo del campo - Rondelli com funghi porcini ao perfume de trufas. Chef – Maristela Schwendler.

- Lucca Ristorante - Risotto de feijão fradinho com lula: Lula, arroz Carnaroli, feijão fradinho, vinho branco e queijo parmesão. 

- Parada do Chopp - Camarão Havaiano: Camarão com abacaxi, creme de leite, maionese, leite de coco e curry. 

- Picanha do Zé I e II- Lombo à mineira - lombo suíno marinado no vinho tinto com molho rôti acompanhado de um suculento arroz a dodô com queijo minas. 

- Seu Adonias - Mela e Come - fraldinha ao forno, fatiada com ervas frescas, acompanhada de creme gorgonzola e fatia de baguete tostada. 

- Top Grill - Pique Macho – deliciosa combinação de filé mignon, linguiça, queijo fresco, ovos, acompanhado de salada e fritas. 

- Xote Baião - Carne do Sertão - carne de sol desfiada feita na manteiga de garrafa, servida sobre fatias de queijo coalho e acompanhada de pure de aipim.

Nenhum comentário: