Bolo Invertido de Banana





 Banana... Banana... Banana...
Aqui em casa sempre tem banana, mas confesso que não sou um grande fã da fruta. Descascar uma banana e comer ela assim por si só não é o meu forte, mas esse bolo de banana aí me conquistou de verdade.


INGREDIENTES (da massa)

* 2 ovos
* 2 xícaras de açúcar
* 3 colheres (sopa) de óleo
* 2/3 xícara de leite morno
* 2 xícaras de farinha
* 1 colher (sopa) de fermento em pó
* ½ colher (chá) de canela em pó
* ½ banana amassada


MODO DE PREPARO 

#1. O primeiro passo dessa receita é preparar um CARAMELO. (Atenção! Sobre a quantidade de açúcar, água e bananas utilizadas nesse passo da receita, leia as anotações abaixo).


Leve o açúcar ao fogo e, em fogo baixo, espere ele derreter. Em seguida, jogue a água fervente (cuidado porque nessa hora espirra!) e vá misturando até formar uma calda homogênea. Cubra toda a forma com essa calda (também as laterais) e vá “colando” as bananas cortadas em tiras. Reserve um pouco enquanto você bate a massa do bolo.
 
{Dicas!}

- Detalhe básico: a receita original do site foi feita numa forma de bolo inglês (bem menor do que a minha) e só usava 3 colheres de sopa de açúcar com 3 colheres de água fervente. Como eu sou exagerado, achei que era pouco (até porque eu sempre gosto de usar uma forma grandona para deixar o bolo mais baixo e mais recheado) e usei 2 xícaras de açúcar. Aprendi a lição: é muito! Hehehe Um é pouco e o outro é demais. Na próxima vez que for fazer a receita eu usarei a medida de 1 xícara de açúcar e ½ xícara de água bem quente e acho que ficará perfeita!
.
- Igual a calda de pudim, você pode escolher entre fazer a calda numa panela a parte e depois jogar na forma que vai ao forno, ou você pode fazer diretamente nela.  Então, eu prefiro a primeira opção: faço em uma panela normal (mais fácil de manusear) e depois de pronta jogo a calda na forma de bolo e vou espalhando com uma colher. Mas escolham a preferência de vocês ai!
- Se ainda ficarem alguns “gruminhos” de açúcar não se preocupe, quando a calda for ao forno eles vão desaparecer.
- Quanto a quantidade de bananas usadas, é preciso mais uma observação. A quantidade de bananas depende do tamanho da forma que vai ser utilizada. Eu sinceramente não lembro quantas bananas usei para forrar a assadeira. Na verdade, faltou banana! Devia ter colocado banana também nas laterais da forma, mas eu só não coloquei porque as minhas bananas acabaram! Não esqueça que as bananas devem estar bem maduras! :*


#2. O segundo passo é preparar a massa do bolo. Na batedeira, bata os ovos (2 ovos) e o açúcar (2 xícaras) por uns 5 minutos. Depois acrescente o óleo (3 colheres de sopa) e bata mais um pouco. Ainda batendo, junte alternadamente o leite morno (2/3 de xícara) e a farinha (2 xícaras).  Coloque também meia banana amassada e bata. Por fim, coloque o fermento em pó (1 colher de sopa) e a canela (1/2 colher de chá), misture bem. Coloque por cima das bananas e leve para assar em forno médio, até dourar e passar no teste do palito.
{Dicas!}
- Observe que a forma do bolo não é untada do jeito tradicional. O que “unta” a assadeira é a calda (e nada mais!).
- Na receita do site, essa meia banana que foi utilizada na massa foi o que sobrou das bananas que usaram para forrar a forma. No meu caso, não sobrou banana nenhuma (faltou inclusive!), mas mesmo assim eu separei meia banana para utilizar na massa, para manter a essência do bolo.

# Esse bolo deve ser desenformado ainda quente. Tire do forno, espere uns 5 minutos só para não queimar a mão e desenforme (sai com facilidade).



Comentários

Postagens mais visitadas