Ministério patrocinará livros didáticos na área tecnológica

A Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) do Ministério da Educação vai patrocinar a publicação de livros didáticos nas áreas profissional e tecnológica. O objetivo é estimular a produção dessas obras e registrar as experiências desenvolvidas nas instituições. Até 31 de março, a Setec receberá propostas de obras que tenham como referência os eixos estabelecidos nos Catálogos Nacionais dos Cursos Técnicos e Superiores de Tecnologia.

Podem apresentar propostas professores vinculados aos institutos federais de educação, ciência e tecnologia, ou a colégios técnicos vinculados às universidade federais, ao Instituto Benjamin Constant, ao Instituto Nacional de Surdos e ao Colégio Pedro II.

"Existe produção de material didático de qualidade e com características adequadas ao perfil dos cursos de formação inicial e continuada de trabalhadores, técnicos de nível médio e superiores de tecnologia, elaborados por professores e especialistas da rede", afirmou Luiz Augusto Caldas, diretor de formulação de políticas da educação profissional e tecnológica do MEC.

Para o diretor, pretende-se, com o fomento às publicações, acabar com a escassez de livros didáticos nessa modalidade de ensino, estimulando a produção de obras de autoria individual ou coletiva. O livro didático encaminhado deverá ser inovador e estabelecer conexões entre o cotidiano do aluno e o conteúdo da disciplina escolhida. Os textos deverão abordar temas atuais, relacionados ao desenvolvimento sustentável, à inclusão social, à valorização da ética e ao respeito â diversidade.

As propostas deverão ser encaminhadas, pela instituição a que o professor ou especialista pertence, à Diretoria de Formulação de Políticas de Educação Profissional e Tecnológica da Setec, no seguinte endereço: Esplanada dos Ministérios, Bloco L, 2° andar, anexo I, sala 200. CEP 70047-900, Brasília, DF.
Maiores esclarecimentos poderão ser obtidos por meio de mensagem eletrônica ou pelo telefone (61) 2022-8510.

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