Visita Técnica à Reserva de Desenvolvimento Sustentável de Mamirauá – Uarini-AM


A ação foi realizada através da SETEC/MEC, Fundação Amazônia Sustentável e Secretaria do Estado de Educação e Qualidade do Ensino do Amazonas (SEDUC-AM).

No período de 28 de novembro a 5 de dezembro, a equipe da SETEC/MEC realizou uma visita técnica de avaliação ao município de Uarini no Estado do Amazonas que faz parte do Núcleo de Pesquisa Aplicada a Pesca e Aquicultura Norte 1 (NUPA Norte 1), bem como registrar imagens a serem utilizadas na produção de um documentário sobre a Política de Pesca da SETEC/MEC, envolvendo todos os núcleos de pesquisa.

A equipe, sob a direção do Professor Edmar de Moraes, coordenador da Política de Formação Humana da Pesca e Aquicultura/Portos e Navegação, contou também com a participação da técnica Osana Gorete (SETEC/MEC), do Técnico de Multimídia Wellington Pacheco Rangel (IF-Fluminense), do Professor Vicente de Paulo Santos de Oliveira (IF-Fluminense), das técnicas da Secretaria do Estado de Educação e Qualidade do Ensino do Amazonas (SEDUC-AM), Jessica Cancelli Faria Gontijo e Olímpia Cecília de Carvalho Fonseca e do Coordenador Regional da Fundação Amazônia Sustentável, Rosival Dias.

A programação foi iniciada no dia 28/11 quando o Prof. Edmar Moraes se reuniu em Manaus com parceiros do Núcleo Norte 1 do Instituto Federal da Amazonas (IFAM) para discutir ações para 2010.

No dia 29 toda a comitiva se encontrou na cidade da Tefé de onde, no dia seguinte, se dirigiu de voadeira pelo rio Solimões, para a cidade de Uarini, onde foi recepcionada pelos representantes da Prefeitura Local, liderada pelo Secretário Municipal de Educação, Edvilson Lopes de Souza. No mesmo dia, a comitiva se deslocou para a comunidade de São Raimundo do Jarauá que fica na Reserva de Desenvolvimento Sustentável do Mamirauá (RDS), onde se realiza o manejo sustentável da pesca do pirarucu.

Na oportunidade, a equipe se encontrou com a Presidente da Associação de Pescadores do Mamirauá, Dona Lourdes que informou ser este dia o último da pesca do pirarucu na reserva e, portanto, a comitiva teve a oportunidade de acompanhar a chegada dos últimos exemplares pescados pela comunidade.

Após pernoite em flutuantes e em casa na própria localidade, a comitiva seguiu para a comunidade da Boca do Mamirauá quando visitou o hotel flutuante Uacari, presenciando na ocasião um dos mais belos espetáculos da natureza proporcionado pelos pirarucus no lago onde fica o hotel.

No mesmo dia, o grupo seguiu para a comunidade de Punã, situada no encontro dos rios Uarani e Solimões, onde após reunião com líderes locais, retornou para a sede do município. No dia 02/12 foram conhecidas as demandas da comunidade indígena de Porto da Praia, sendo que no mesmo dia à noite realizou-se evento na Câmara de Vereadores do município, com o objetivo de apresentar a Política de Formação Humana da Pesca e Aquicultura/Portos e Navegação, informações sobre a Fundação Amazonas Sustentável e discutir sobre a Sustentabilidade Ambiental na Pesca.

Na ocasião, participaram do evento alunos do curso de graduação em Tecnologia Pesqueira, representantes da prefeitura e da câmara municipal, professores do município e representantes dos pescadores.

Na quinta-feira, 03/12, a comitiva seguiu para conhecer as instalações de produção da farinha d água de Uarini e a noite, em reunião da comitiva da SETEC/MEC com o prefeito municipal Francisco Togo e com os vereadores, foram acordadas as seguintes ações a serem desenvolvidas na região em 2010:

1. Buscar recursos para instalação de estrutura para processamento de pescado e de uma fábrica de gelo no município (MPA);

2. Realizar curso de carpintaria naval para 10 alunos do município de Uarini no Instituto Federal do Amazonas (IFAM), Campus Zona Leste;

3. Conceder bolsas de iniciação científica, a partir de projetos elaborados para a região, para alunos da graduação em Tecnologia Pesqueira da Universidade Estadual da Amazônia (UEA) que estudam em Uarini;

4. Desenvolver Projeto de Intercambio com o Núcleo Sudeste 1, vinculado ao curso de Especialização em Pesca, Aquicultura e Ambiente, a ser realizado em setembro de 2010. A intenção é realizar ações de atendimento às comunidades da RDS Mamirauá, envolvendo professores, técnicos e alunos do IF-Fluminense;

5. Realizar cursos de qualificação em processamento de pescado, previsto para março de 2010, na sede do município, envolvendo multiplicadores das comunidades pesqueiras da RDS Mamirauá;

6. Fortalecer às comunidades pesqueiras da RDS Mamirauá, a partir da criação de cooperativas;

7. Desenvolver proposta de implantação de cursos técnicos na comunidade Punã em parceria com o IFAM/NUPA Norte 1.

Ressalte-se que todo o trabalho de captura de imagens a serem utilizadas no documentário resultaram em 13 horas de gravação.

A visita técnica contou com o apoio e colaboração dos vereadores Ediron Rego Costa, Agberto de Castro Marins, Sebastião Guedes Machado, Hermógenes Sergio Lopes, dos Assessores da Prefeitura Walace Cruz de Souza, Valder Medim (imprensa), César Augusto Pinedo (motorista), Antônio Maia Frasão (Secretário de Produção) e Francisco Pinto (piloto de voadeira).

Fonte: Portal da Pesca

Comentários

http://www.youtube.com/watch?v=h9RoDYFThos

Postagens mais visitadas