Conselhos à Oposição. Extraído da Arte da Guerra de Sun Tzu.


1. "A invencibilidade está na defesa; a possibilidade de vitória, no ataque. Quem se defende mostra que sua força é inadequada; quem ataca, mostra que ela é abundante".

2. "Existem cinco fatores que permitem que se preveja qual dos oponentes sairá vencedor: a) aquele que sabe quando deve ou não lutar \ b) aquele que sabe como adotar a arte militar apropriada de acordo com a superioridade ou inferioridade de suas forças frente ao inimigo \ c) aquele que sabe como manter seus superiores e subordinados unidos de acordo com suas propostas \ d) aquele que está bem preparado e enfrenta um inimigo desprevenido \ e) aquele que é um general sábio e capaz, em cujas decisões o soberano não interfere.

3. "A água não tem forma constante. Na guerra também não existem condições constantes. Por isso pode-se dizer que é divino aquele que obtém uma vitória alterando as suas táticas em conformidade com a situação do inimigo."

4. "Dos cinco elementos, nenhum é predominante; das quatro estações nenhuma dura para sempre; os dias, uns são longos, outros curtos; a Lua enche e míngua."

5. "Aquele que conhece o inimigo e a si mesmo lutará cem batalhas sem perigo de derrota \ Aquele que não conhece o inimigo, mas conhece a si mesmo, as chances para a vitória ou para a derrota serão iguais \ Aquele que não conhece nem o inimigo e nem a si próprio, será derrotado em todas as batalhas"

Comentários

Anônimo disse…
Copiando do ex - blog do César Maia. Não informa nem a fonte. Dá para saber que não foi você, é cultura demais para você.
olá comentarista,

obrigado por me acenar pelo equivoco cometido ao não citar a fonte, recebi a mensagem por e-mail do ex-blog do César Maia, onde acredito que você tenha lido a informação.
Quando a cultura, realmente, é muita para mim, com tantas informações circulando, o que me sinto é cada vez mais burro.
Quando estive na Bienal do Livro de 2007, tive a oportunidade de adquirir a obra citada no post e vez por outra leio um trecho do livro, me ajuda a lidar com aqueles que tem o martelo nas mãos a julgar os que de alguma forma buscam divulgar alguma coisa além de comentários depreciativos.
É isso. Volte Sempre! Mantenha a porta fechada, ambiente refrigerado!
Anônimo disse…
Aeee sepé.. regaçou hein?
hehehehehe


esses pelegos ficam comentando coisas q nem sabem!
Parabéns, amado Sepé!

É isso aí!

Se você estivesse escrevendo pornografia, desfazendo dos "feios", dos "sofridos", dos "isso e aquilo", e mais ainda... Se você estivese profanando o Nome de Deus, com certeza, estaria cheio de comentários te parabenizando.

Que bom que voê é sensato e anda no caminho da verdade, humildade e integridade.
Bjo
zanzisca dEle

Teu futuro é Lindo, viu?
O mais interessante é que os texros estão entre aspas. E outra o título nos mostra que foi retirado.

Eu penso que este comentarista se sentiu ofendido...só isso...
http://www.youtube.com/watch?v=h9RoDYFThos

Postagens mais visitadas