Mais leite para as pequenas pastagens



Na microbacia do Brejo da Piedade, em Quissamã, o pequeno produtor de leite Carlo Davi Barbosa Santos, 36 anos, e seu pai, Valdir de Oliveira Santos, 69 anos, estão comemorando os resultados do pastoreio rotacionado, implantado na propriedade há um ano com incentivo financeiro do Rio Rural. De uso familiar, o sítio tem 30 vacas de leite, 15 do pai e o restante do filho, e produz para a Cooperativa de Macuco. Segundo o produtor, o sistema de pastejo rotacionado permitiu dobrar a produção de leite.

- A média agora é de 13 litros por vaca. Eu estou adorando esse pasto. Onde colocava um animal, agora colocamos 10. Para a época de veranico isso é uma benção, diz Valdir, entusiasmado.

O agrônomo Francisco José Rodrigues, técnico executor do Rio Rural em Quissamã, explica que os meses de inverno são muito secos no município:

- O veranico aqui é muito rigoroso e o pasto em geral fica muito seco. Com o sistema rotacionado os agricultores conseguem remanejar bem o gado, explicou.

Carlo Davi revela que foi criado com preocupação ambiental, tema presente na propriedade de sua família até hoje. Dos oito filhos de Valdir, ele é o único que não chegou à universidade, preferiu desde cedo trabalhar com a terra.

- Hoje eu tenho orgulho mesmo de dizer que tenho meus filhos saídos de universidade. Tenho filhos engenheiros ambientais, biólogo e mais um monte de coisas, só faltou um veterinário - diz, bem humorado.

Tanta preocupação com o meio ambiente e tantos filhos universitários resultaram em uma área de proteção ambiental próxima à casa da família.

- Daquele mato ali eu não tiro nem um pau. Eu mesmo não quero, mas tenho um filho que não deixa de jeito nenhum, diz que aquilo ali é sagrado - revela o agricultor, que tem meio hectare da propriedade reservado exclusivamente as árvores.

Além de produzirem leite para a cooperativa, Carlo Davi e o pai têm animais que participam de concursos leiteiros. O próximo será na Exposição Agropecuária de Quissamã, de oito a 12 de junho.

- Essa vaca aqui já deu 38,5 litros de leite. Na época do concurso a gente complementa a alimentação com ração - revela.

Comentários

Postagens mais visitadas