MEC vai criar campus do IFF em São João da Barra

Com o objetivo de ampliar o número de cursos e atender à demanda de mão-de-obra qualificada no município de São João da Barra, a Reitora do Instituto Federal Fluminense, Cibele Daher, juntamente com a Prefeita da cidade, Carla Machado, o Secretário de Educação, Antônio Neves e o Deputado Federal, Chico Dângelo, participaram de uma audiência com o Secretário de Educação Profissional e Tecnológica, Eliezer Pacheco, para tratar da implantação de um campus avançado do Instituto no município. O encontro aconteceu na sede do Ministério da Educação, em Brasília, na manhã desta quinta-feira, dia 02 de junho.
O Secretário afirmou que o núcleo avançado de São João da Barra será um campus avançado, contando com um efetivo de 20 docentes, além de técnico-administrativos, como prevê o novo programa de expansão. Sendo informado da parceria entre o IFF e a prefeitura e da construção da escola e das instalações pré-moldadas, que serão inauguradas brevemente, Eliezer demonstrou interesse no projeto.
“Queremos ampliar o ensino a distância, que já existe no campus. Além disso, com a implantação do Complexo Logístico do Açu, podemos aumentar o número de servidores e fazer do núcleo um campus avançado”, completou.
O Deputado Chico Dângelo reiterou a importância de um campus em SJB, tendo em vista a grandiosidade do empreendimento que será instalado e o conseqüente aumento populacional. “A previsão é que a população da cidade, que hoje é de 33 mil pessoas, em 15 anos chegue a 250 mil, por isso precisamos qualificar mão-de-obra”, falou.
De acordo a Prefeita, a parceria entre o Instituto e a Prefeitura serve para incentivar a qualificação e reafirmar o compromisso de ambas as partes na formação de mão-de-obra local. “Estamos construindo a escola técnica municipal dentro das exigências do MEC e do IFF, além disso, uma estrutura pré-moldada será inaugurada neste mês para que, no próximo semestre, comecem a funcionar os cursos de metalurgia e eletromecânica, o que é uma grande conquista para nós”, reiterou.
Para a Reitora, Cibele Daher, este é um momento de grande importância para o Instituto e para a região. “O nosso encontro demonstrou a soma de esforços para tornar ainda mais concreta a parceria com São João da Barra. Recebemos o apoio explícito do secretário. Esse resultado é gratificante, pois vai trazer benefícios à sociedade e aos sanjoanenses, o que fortalece a institucionalidade e mostra o fortalecimento não só de um campus, mas de todo o Instituto”, finalizou.
Participaram da reunião o Diretor de Desenvolvimento da Rede Federal, da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica - Setec, Aléssio Trindade de Barros e o Coordenador de Regulação da Educação Profissional e Tecnológica do MEC, Marcelo Feres.

Comentários

Postagens mais visitadas