IFF realiza I Feira de Ciência e Tecnologia



A I Feira de Ciência e Tecnologia do convênio IFF - Universidade Petrobras é a primeira realizada em todo o Brasil e acontece no
dia 22 de maio, às 13h, no câmpus Campos-Guarus.

         A I Feira de Ciência e Tecnologia tem como objetivo apresentar os trabalhos desenvolvidos pelos alunos bolsistas do convênio entre o Instituto Federal Fluminense e a Universidade Petrobras, firmado em 2010.
 A abertura está marcada para às 13h e, logo após, serão realizadas duas palestras com representantes da Universidade: “Perspectivas do Mercado de Trabalho na Indústria de Óleo, Gás, Energia e Biocombustíveis” com a Gerente de Desenvolvimento de Recursos Humanos da Petrobras, Márcia Alves; e “Exploração de Petróleo e Gás na Petrobras e Meio Ambiente”, com Fernando Gualiardi.
            A partir das 16h, os bolsistas participantes poderão dar os seus depoimentos sobre o programa e, às 17h30, terão seus banners avaliados. Serão expostos 36 banners dos alunos concluintes do 2º semestre de 2011 dos câmpus Campos-Centro e Campos-Guarus, resultado das pesquisas relacionadas à área de petróleo, gás, energia e biocombustível, que eles devem desenvolver durante o período de vigência da bolsa.
 A Feira de Ciência e Tecnologia também é uma atividade prevista pelo convênio e será a primeira realizada em todo o Brasil, entre todas as instituições conveniadas.
 “É um marco para o IFF porque, além de ser a primeira, é uma ótima oportunidade para os alunos exporem seus conhecimentos mostrando como esse convênio foi importante para sua permanência na instituição e conclusão do curso, além de proporcionar uma integração entre estudantes, servidores e representantes da Universidade Petrobras, assim como da ANP, também convidada para o evento”, explica a Pró-Reitora de Extensão, Paula Aparecida Martins Borges Bastos.
 Uma 2ª edição da Feira está prevista para o fim do ano envolvendo os alunos concluintes dos câmpus Campos-Guarus e Macaé. O primeiro convênio firmado entre o IFF e a Universidade Petrobras contemplou os câmpus Centro, Guarus e Macaé. Até o fim de 2012, será implementado um 2º convênio, beneficiando todos os câmpus e totalizando cerca de 1700 alunos.
Saiba mais sobre o convênio: O convênio entre o IFF e a Universidade Petrobras foi assinado em janeiro de 2010 com dois dos 38 Institutos Federais existentes: IF Fluminense e o Instituto Federal do Rio Grande do Norte.
O objetivo é incentivar alunos de cursos técnicos, que recebem uma bolsa no valor de R$350,00, a aprimorar sua qualificação, despertar o interesse pelo trabalho e evitar a evasão escolar. Além disso, existem os recursos para investimentos em materiais, equipamentos e participação em congressos e viagens técnicas, a chamada taxa de bancada.
O programa é voltado para alunos de cursos técnicos de Automação Industrial, Eletrotécnica, Química, Mecânica, Meio Ambiente, Eletrônica e Eletromecânica Naval.

Comentários

Postagens mais visitadas