Espetáculo Quiprocó, a cultura brasileira pela comédia dell´arte - Nesta sexta no teatro SESI, a partir das 20 H


 O Grupo Teatral Moitará desenvolve, há mais de vinte anos, uma pesquisa continuada sobre o trabalho do ator, buscando compreender os princípios que fundamentam sua arte, tendo nos estudos dos aspectos e funções da Máscara Teatral a base para a elaboração de uma metodologia própria.  Ao longo desses anos, vem realizando projetos artísticos, didáticos e socioculturais por meio de oficinas, espetáculos, exposições e palestras-espetáculos por todo o Brasil, participando ainda de festivais nacionais e internacionais.

  Quiprocó é um espetáculo lúdico, que se alimenta do universo cultural brasileiro para criação de “tipos” genuinos, com seus sonhos, crenças e costumes, fazendo alguns paralelos entre os arquétipos e o gênero da Commedia Dell’Arte.

  Quiprocó contempla o espírito festivo dos brincantes, a inventividade dos contadores de causos e a criatividade de sobrevivência do povo brasileiro.

  Num encontro oportunista, três personagens-tipos – cada um na sua rotina – tentam saciar seus desejos, utilizando artimanhas de sobrevivência. Num jogo divertido de qüiproquós, são deflagrados conflitos dos sentimentos humanos.

  No enredo, Mirola é uma cozinheira de mão cheia que está solteira. Ao saberem da situação dela, os trapalhões Dentinho e Putti tentam tirar proveito dos dotes da moça, um tentando enganar e o outro conquistar.

  A peça é composta por músicas, máscaras, farto gestual e muita cultura brasileira. 'Quiprocó' são tipos de personagens baseados em tipos populares que estabeleceram um paralelo com os arquétipos da Commedia Dell'Arte, gênero teatral italiano do século 16



Nenhum comentário: