Espaço de Educação de Jovens e Adultos entregue

Investimento do IF Fluminense, voltado para o desenvolvimento social das pessoas, é lembrado durante inauguração. Programa é desenvolvido com sucesso há 11 anos.

Os 10 novos espaços da Educação de Jovens e Adultos (EJA) do câmpus Campos-Centro foram apresentados à comunidade na inauguração, no início da noite desta terça-feira, 01/11/2011. A Coordenadora da EJA, Suely Lemos Coelho, destacou que não houve um “mero reaproveitamento de espaço”, mas uma “resignificação” com base nas necessidades dos alunos.

Iniciada em 2000, a experiência da EJA no Instituto Federal Fluminense é considerada única pela estrutura que tem. Atualmente são cerca de 800 alunos matriculados, da alfabetização até o quinto ano do Ensino Fundamental. A parceria com a Secretaria de Estado de Educação, concretizada em 2003, prossegue e possibilita novas matrículas ao longo do ano.

Para o Diretor Geral do Câmpus Campos-Centro, Jefferson Azevedo, a atualidade da EJA no Instituto resulta “de um projeto de Educação que está sendo construído” no câmpus. Ele lembrou, nesse sentido, do empenho do governo do ex-presidente Luis Inácio Lula da Silva. Jefferson entende que as instalações da Educação de Jovens e Adultos estão agora integradas ao padrão do IFF, em termos de investimento em educação pública e de qualidade.

A iniciativa do ex-diretor do então Cefet Campos, Luiz Augusto Caldas, de abrir espaços em uma instituição de ensino profissionalizante para a educação de jovens e adultos foi lembrada no histórico apresentado ao numeroso público, que prestigiou a cerimônia organizada pela equipa da EJA.

Um momento de emoção foi a apresentação do coral dos alunos, a maioria pessoas que tiveram de interromper seus estudos ou que não tiveram oportunidade de prosseguir na infância e juventude. O empenho dos funcionários da Diretoria de Manutenção e da equipe da Limpeza para o sucesso da obra também teve reconhecimento pelo Diretor de Infraestrutura, José Luiz Boynard.

Fonte: Blog do Campus Centro do IFF

Comentários

Postagens mais visitadas