ETE João Barcelos Martins promove a 28ª Feira de Informação e Orientação Profissional (FIOP)



A Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec), vinculada à secretaria Estadual de Ciência e Tecnologia, realiza nesta quinta e sexta-feira, das 8h às 19h, na Escola Técnica Estadual João Barcelos Martins, a XXVIII Feira de Informação e Orientação Profissional (FIOP). O evento, já tradicional na cidade, tem o objetivo de oferecer aos estudantes a oportunidade para apresentar projetos de caráter cientifico, desenvolvendo na prática os conhecimentos e as habilidades adquiridas em atividades teóricas para a formação profissional dos cerca de 1,8 mil alunos dos cursos de Análises Clínicas, Administração, Eletromecânica e Enfermagem da escola, assim como, para a construção de cidadãos com atitudes conscientes em relação ao futuro.
Além de dar visibilidade às ações desenvolvidas pela Faetec na região e contar com a colaboração de diversas empresas e entidades dos mais variados setores de atuação em Campos e em municípios vizinhos, a FIOP possui o intuito de enriquecer a formação profissional, os valores éticos e solidários focados no respeito aos limites dos recursos naturais. Segundo o diretor da ETE João Barcelos Martins, Luiz Antônio Cosmelli, a FIOP é um esforço coletivo para apresentar à sociedade a construção de um projeto político pedagógico de excelência da rede FAETEC, que contribui, efetivamente, para a melhoria da qualidade técnico-científica do ensino ministrado e alicerçado na preparação para a vida dos estudantes.
“A FIOP é uma resposta de nossos alunos para a sociedade e o mercado de trabalho. Ao apresentarem seus projetos dentro das exigências técnicas e cientificas, os alunos estarão demonstrando também suas capacidades, individuais e coletivas, em realizar algo que traga benefícios prol do bem estar das pessoas. Além de formar bons técnicos aqui na ETE João Barcelos Martins, a nossa intenção é formar cidadãos conscientes dos seus direitos e deveres. Nossos alunos estão participando ativamente de todo processo de organização da FIOP, que é o maior evento organizado por nós durante o ano letivo. Estamos muito empenhados e convidamos a população para que compartilhe conosco este encontro com estas novas potencialidades, que vão além deste conhecimento técnico e científico e visam a formação de novas consciências”, explica Cosmelli.
De acordo com o coordenador do evento e diretor adjunto da ETE João Barcelos Martins, professor João Batista Pessanha, a FIOP não é mais um projeto da escola, e sim, uma prática que visa enriquecer a formação dos alunos através da interação com diversos segmentos da sociedade. “Nosso objetivo em realizar este encontro é incrementar as ações de formação técnica dos alunos e colaborar com a formação humanística dos futuros profissionais, pois a FIOP é o momento de grande contribuição na formação de cidadãos conscientes através da interdisciplinaridade, que ao meu ver, é um ponto indispensável para a exposição de novos projetos e ideias inovadoras, que agregam conhecimentos a matriz curricular dos alunos. Nossa escola ocupa uma posição de vanguarda no ensino técnico regional, e por isso, seguindo a tradição da Faetec, estamos formando profissionais cada vez mais qualificados a assumirem um papel de relevância no mercado de trabalho e, principalmente, em nossa sociedade”, afirma.

Comentários

Postagens mais visitadas