Estudantes mobilizados para reconstruir a FEC


O Centro de Convenções da UENF será o palco, na próxima terça-feira (25), de um momento histórico do movimento estudantil. Estudantes de escolas públicas e particulares se reunirão para reconstruir a Federação dos Estudantes de Campos (FEC). A expectativa é de que cerca de 600 estudantes participem do Congresso.

Na ocasião será debatido um plano de ação e eleita uma diretoria para a próxima gestão da FEC. O presidente da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES), Ismael Cardoso, estará presente para acompanhar a reconstrução da entidade.

A programação do Congresso inclui uma mesa de abertura com a participação de autoridades e dirigentes sindicais. Logo após, os estudantes se dividirão entre os vários grupos de discussão criados para debater assuntos importantes, como a destinação dos recursos do pré-sal para a educação e a inserção do jovem no mercado de trabalho, entre outros.

A previsão da comissão organizadora é de que cerca de dez mil estudantes participem do processo eleitoral. Segundo o presidente do grêmio estudantil do Liceu de Humanidades de Campos, Hugo Pereira, durante essa semana estão ocorrendo as eleições dos estudantes-delegados nas escolas.

"Está sendo feito um processo democrático para permitir que todos os estudantes possam participar. O regimento prevê a eleição de um delegado a cada mil estudantes por escola", explicou Hugo, ressaltando que somente os delegados eleitos terão o direito à voto, mas que todos os estudantes terão direito à voz.

O estudante do Instituto Superior de Ensino Prof. Aldo Muylaert (ISEPAM), Rodrigo Maciel, se sente órfão quando o assunto é a defesa do seu direito. Ele reclama que vários direitos dos estudantes não são respeitados e não há ninguém para lutar por eles.

"Já cansei de ser desrespeitado quando utilizo o passe-livre a meia-entrada. Espero que a FEC possa olhar para essas questões e lutar pelos nossos direitos", disse ele, acreditando que a reconstrução da entidade possa colocar um ponto final na falta de representatividade dos estudantes.

O Congresso da FEC foi convocado em julho pelo Conselho Municipal de Entidades de Base, formado por vários grêmios estudantis da cidade. O encontro tem entrada franca e é aberto à todos que queiram participar. Maiores informações podem ser obtidas pelo email congressodafec2009@gmail.com

FEC - A Federação dos Estudantes de Campos foi inicialmente criada em 1904, sendo então reestruturada em 1933, com o objetivo de lutar pelas causas dos estudantes campistas. O primeiro Congresso dos Estudantes Campistas aconteceu em 1945, já a primeira carteirinha da FEC foi emitida um ano depois e tinha como objetivo possibilitar o direito da meia-entrada no cinema. Fechada no período da ditadura militar, estudantes refundaram a entidade em 1993, ocupando às ruas e conquistando o passe-livre.

Comentários

Postagens mais visitadas