FÓRUM FLUMINENSE DE ARTICULAÇÃO E SENSIBILIZAÇÃO DOS OBSERVATÓRIOS SOCIAIS

A Rede de Observatórios Sociais do Rio de Janeiro (Campos dos Goytacazes, Rio das Ostras, e Niterói) estará realizando entre os dias 07 e 10 de dezembro, o FÓRUM FLUMINENSE DE ARTICULAÇÃO E SENSIBILIZAÇÃO DOS OBSERVATÓRIOS SOCIAIS: a luta contra a corrupção e o papel fiscalizador do cidadão.

O evento itinerante ocorrerá em três momentos distintos, em Niterói, Rio das Ostras e dia 09 de dezembro de 2010, em Campos dos Goytacazes, contando com a participação do Diretor Institucional do Observatório Social do Brasil de Maringá-PR, o senhor Sir Carvalho.

O Observatório Social do Brasil (www.observatoriosocialdobrasil.org.br) é uma entidade de direito privado sem fins lucrativos, que conseguiu desenvolver uma tecnologia social capaz de controlar e fiscalizar os gastos públicos de forma eficiente, os chamados Observatórios Sociais (OS). Este tem trabalhado com o intuito de disseminar essa tecnologia e suas metodologias, incentivando a criação de vários OS pelo país. Tendo como missão ser um instrumento de exercício da cidadania e de conscientização do cidadão do município para o monitoramento da utilização e aplicação dos recursos municipais por parte do Poder Público.

O trabalho do OSB se destacou de tal forma por sua utilidade como mecanismo de aproximação e dialogo entre o mundo político e a sociedade que foi premiado na categoria "Experiências em Inovação Social", da Organização das Nações Unidas (ONU). Observatório Social de Maringá foi selecionado pela Comissão Econômica Para América Latina e Caribe (CEPAL) dentre 418 projetos de 33 países.

O objetivo do fórum é sensibilizar a sociedade para importância da união em torno do controle social sobre os gastos públicos para inibir a corrupção, ressaltando a importância do papel fiscalizador do cidadão sobre a eficiência do setor público e suas políticas.

Comentários

Postagens mais visitadas