Do Portal da PMCG: Prefeito sanciona lei da Política Municipal de Juventude


O prefeito Nelson Nahim já sancionou a Lei nº 8.172, que dispõe sobre a Política Municipal da Juventude e vai nortear todas as ações futuras no município relativas aos jovens. Dividida em princípios e diretrizes, organização e gestão e ações governamentais, a lei foi publicada nesta segunda (20), no Diário Oficial do Municipio.


De acordo com Pedro Felipe Cardoso, diretor do Departamento da Juventude, vinculado à Fundação da Infância e Juventude, o próximo passo agora será definir os nomes do Comitê Gestor que terá a função de articular e acompanhar a implantação da referida política. Está definido que o Comitê terá representantes da FMIJ, das secretarias de Saúde, Educação, Assistência Judiciária, Cultura e da Fundação de Esportes, sendo presidido pelo secretário de Governo.


Entre os principais objetivos da Política da Juventude estão o de assegurar ao jovem os direitos da cidadania, garantindo sua participação na comunidade com dignidade e bem estar e promover o fortalecimento da participação juvenil na sociedade. Cada um dos órgãos integrantes do Comitê cumprirá uma missão especial para conseguir alcançar o objetivo de implementar projetos e programas de interesse da juventude.


- Nosso objetivo maior agora é colaborar na elaboração da proposta orçamentária e submetê-la ao Conselho Municipal da Juventude. Para isso, as secretarias estarão fazendo um trabalho integrado, afirma Pedro, para quem é uma grande vitória a sanção da lei pelo prefeito Nahim.


Ele lembra que a Lei da Política da Juventude existe devido a uma meta tirada da 1ª Conferência Municipal da Juventude, realizada no ano passado. Esse é um momento histórico em Campos para nós, porque tudo aconteceu a partir dela. Outra boa noticia é de que já temos um projeto que estamos buscando junto ao Fundecam, pelo qual os jovens à procura do primeiro emprego poderão ter acesso a empresas que buscarem recursos junto ao órgão”, finaliza.


Fonte: PMCG
Comentário do blog: Muito louvável a atitude do prefeito interino ao tirar da gaveta os projetos ligados a área de juventude da nossa cidade. Mostra bom senso e abertura de diálogo com as diferentes correntes que militam em busca da consolidação das políticas´públicas da juventude. Um luta árdua, com diferentes atores que em vários momentos sairam as ruas, ocuparam a tribuna e o plenário da Câmara Municipal para apresentar e cobrar os vereadores a aprovação da Lei do Primeiro Emprego, movimento iniciado pelos integrantes da antiga gestão da UJS em Campos e que foi acampada pela Ong CEJA(Cidadania, Educação, Juventude e Atitude) e pela Federação dos Estudantes de Campos (FEC) e também pela Departamento da Juventude da FMIJ.
Dois momentos deverão ser lembrados: As edições do Domingo da Juventude, realizado no Clube Folha Seca do camarada Luiz Alberto, onde a juventude organizada pode apresentar as autoridades do município a importância da aprovação do projeto do primeiro emprego, tendo em vista que a falta de oportunidade está/va conduzindo muitos jovens ao mundo do crime e das drogas. Iniciativas como as que o prefeito interino tem tomado devem ser incentivadas a todo momento. Decisão política sim, politicagem não!

Comentários

Postagens mais visitadas