Comunidade acadêmica do IFF irá às urnas na próxima terça-feira

Na próxima terça-feira (10/11) acontecerão no Instituto Federal Fluminense (IFF) as eleições para o Conselho Superior. Serão eleitos dois representantes de cada categoria: docente, discente e servidores técnico-administrativos.

O Conselho Superior é a instância máxima de deliberação do IFF, formado por diversos segmentos da comunidade interna e externa. Entre as diversas atribuições do órgão, está deliberar sobre o orçamento da Instituição, criar novos cursos e convocar as eleições para diretor dos campi.

Apesar de cada segmento ter direito a duas cadeiras no Conselho, os eleitores só poderão votar em uma única chapa. A medida gerou protestos das entidades representativas dos estudantes (Grêmio), dos servidores (Assetec) e dos professores (Sinasefe). As entidades divulgaram uma nota conjunta repudiando a norma e exigindo mais democracia e participação da comunidade nas discussões acerca do processo eleitoral.

Para Rafhael Victor, presidente do Grêmio Estudantil Nilo Peçanha, o pleito não começou de forma democrática. Segundo ele, a Comissão Organizadora e as normas das eleições foram estabelecidas pelos dirigentes do IFF. Rafhael alega que as entidades representativas, como o Grêmio e o Sinasefe, não tiveram seus pedidos aceitos pela reitoria para compor a Comissão Organizadora.

"Infelizmente, a reitoria preferiu monopolizar todo o processo. A Comissão foi toda indicada pela reitora. As normas eleitorais dizem que os casos omissos serão resolvidos pela reitora. Não há nenhum estudante nessa Comissão", desabafou Rafhael, temendo que a falta de democracia e a parcialidade possam interferir no resultado do pleito.

A votação acontecerá em todos os campi do Instituto no horário de 9h às 20h30min. Todos os estudantes, professores e servidores poderão votar. A apuração ocorrerá no mesmo dia com início previsto para as 21h30min.

Comentários

Postagens mais visitadas