QUER PARTICIPAR DO CONSELHO SUPERIOR?

QUER PARTICIPAR DO CONSELHO SUPERIOR?

No dia 10 de novembro haverá eleição dos integrantes do Conselho Superior, instância máxima de decisões administrativas e pedagógicas do IFF. Poder candidatar-se a conselheiro, escolhendo dedicar seu tempo e esforços para a construção de um IFF melhor, deve ser motivo de orgulho para você e para todos nós que integramos a comunidade interna. Se você, servidor ou aluno do IFF, dispõe-se a participar deste Conselho, LAMENTAMOS INFORMAR: não há mais tempo, as inscrições se encerraram no dia 27 de outubro; VOCÊ FICOU SABENDO?

Mas suas escolhas e participação não acabaram, caros servidor e aluno! Uma Comissão Organizadora das eleições foi indicada pelos Dirigentes do IFF e regras foram por eles estabelecidas. Só que as entidades que representam servidores e alunos do IFF, como o SINASEFE, ASSETEC e Grêmio, não foram convidadas a participar da Comissão, e ainda tiveram sua solicitação para tal negada, em nome da “necessidade de maior celeridade possível no processo”, celeridade que há até duas semanas atrás não era considerada. Assim, alunos serão candidatos e eleitos para o Conselho Superior do IFF, mas NÃO há alunos na Comissão Eleitoral!!!!! Pode haver maior disparate?! Além disso, pelas normas eleitorais unilateralmente criadas pela equipe gestora do IFF, em casos omissos, caberia à Comissão Eleitoral apenas “analisar” os casos e encaminhar para decisão da Reitora. Vê-se, assim, que as funções que tradicionalmente são atribuídas a uma Comissão Eleitoral, no IFF, são outorgadas, hoje, à própria Reitoria.

Se, aparentemente, não há mais muito a fazer, discordamos. AINDA PODEMOS ESCOLHER BEM NOSSOS REPRESENTANTES, assim como lutar para conseguir votar em dois representantes, já que, ainda que tenhamos duas vagas para cada categoria (docentes, técnico-administrativos e alunos) no Conselho, as normas definidas no IFF só permitirão que se vote em candidato para uma vaga; ou seja, você terá dois representantes de sua categoria, mas só poderá votar em um!!!! Podemos, também, buscar garantir uma Comissão Organizadora democrática para a eleição de representantes dos egressos, com regras discutidas e que manifestem a vontade da maioria e lutar para que a indicação dos representantes da comunidade externa que comporão o Conselho Superior seja de segmentos efetivamente relacionados aos princípios de nossa instituição.

Temos o direito de opinar quando as decisões deverão seguir razões históricas ou inovadoras, políticas ou técnicas, e que tempo tais processos demandam, e não ficarmos sujeitos à escolha do critério e do tempo, por conveniência da decisão. Podemos trabalhar para um Conselho Superior autônomo, onde realmente haja debates antes das decisões. Seja qual for sua opinião sobre a condução do IFF, PARTICIPE, só assim vamos construir um IFF melhor!!!

SINASEFE ASSETEC GRÊMIO

Comentários

Postagens mais visitadas