SEMANA DA IMPRENSA COMEÇA NESTA QUINTA

Exposição de fotografias, debate, lançamento de livros, exibição de filmes e até uma partida de futebol vão marcar a tradicional Semana da Imprensa, que começa na próxima quinta-feira (27) e segue até o dia dois de junho, em Campos. A abertura será com a mesa "Seis meses sem Monitor Campista", às 19h, na Sala 220, na Faculdade de Filosofia de Campos. O evento é promovido pela Associação de Imprensa Campista e a entrada é franca.

Na sexta (28), às 19h, também na Fafic, será exibido o documentário "Abaixando a máquina - Ética e Dor no Fotojornalismo Carioca”, seguido da mesa com fotógrafos campistas. Sob direção de Guillermo Planel e Renato de Paula, o filme mostra o cotidiano dos fotógrafos dos principais jornais do Rio de Janeiro, discute a ética do ato de fotografar e apresenta as angústias e dilemas vividos por eles. Às 22h, a comemoração continua na Noite Etílico-Jornalística no Vinil (no Relicário Bistrô, em frente ao Isepam).

Já no sábado, a partir das 9h, é a vez da Imprensa Pelada - Futebol dos coleguinhas, no Clube Folha Seca. Todos podem participar; o time será formado na hora. Às 16h, vai ao ar mais uma edição do Cine Jornalismo AIC, com o filme: "O Passo suspenso da cegonha" (comentador: Alexandro F). Em seguida, será inaugurada uma Mostra Fotográfica, no Bar Chega Eh (Rua Alonso Coelho da Silva, 34, Turf), sob curadoria da jornalista Patrícia Bueno.

— Trata-se de uma pequena galeria permanente, com trabalhos de 11 fotógrafos profissionais e amadores de Campos. É uma forma de valorizar a arte da fotografia, dar mais visibilidade ao talento dos profissionais e, claro, tornar o ambiente muito mais interessante. As imagens misturam cotidiano, poesia, humor, criatividade e, acima de tudo, olhares sensíveis — explica Patrícia.

Mais atrações – A segunda-feira (31) será marcada por três lançamentos de livros, em parceria com a Academia Campista de Letras. Dentro da Série Azevedo Cruz (poesia), o acadêmico Vilmar Ferreira Rangel vai lançar "Dança entre dorsos tensos". Já da Série José Cândido de Carvalho (ficção) fazem parte: "Lá, onde o vento faz a curva", de José Cunha Filho e "Páginas escolhidas", de Joel Soares.
Na terça-feira (1) será gravada a segunda edição do Projeto Memória AIC, com o jornalista Fernando da Silveira. Encerrando o calendário de atrações, o Grupo Ébano fará um Tributo a Wilson Batista, na quarta (2), no auditório da Fafic. Todos estão convidados a participar da roda de samba, que será comandada pelos músicos: Ed, Dudu e Tico Floriano. O Ébano tem dois anos de carreira e sempre apostou seu trabalho na valorização do samba dos grandes mestres, incluindo os bambas de Campos.
A programação completa da Semana da Imprensa está nos blogs:

Comentários

Postagens mais visitadas