Exposição O Índio e a Arqueologia no Museu
Costumavam... andarem no mar nadando, esperando os tubarões com um pau muito agudo na mão, e, remetendo o tubarão a eles, lhes davam com o pau que lhe metiam pela garganta com tanta força, que o afogavam, e o traziam a terra... para lhes tirar os dentes e os engastarem nas pontas das flechas”. Este é o relato do viajante Gabriel Soares de Souza escrito no século XVI sobre os índios Goitacá.
A iniciativa faz parte do projeto de extensão Patrimônio Cultural: aprendendo a conhecer. Proposta para uma ação de Educação Patrimonial - Arqueologia, da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (Uenf), que ainda ministrará palestras ao longo da exposição no próprio museu. Os interessados devem fazer as inscrições no Museu Olavo Cardoso, que funciona de terças a sextas-feiras, das 8h às 18h, ou pelo telefone 2726-3021. Entrada na exposição e inscrições gratuitas. Ao final das palestras, os participantes receberão certificado.
Além disso, na segunda semana de exposição haverá um sítio arqueológico para as crianças entrarem em contato com o universo da arqueologia por meio de escavações.
Palestras
05/05 - 4ª feira
8h-17h Visita guiada para alunos da rede oficial de ensino
14h Palestra: “O índio Goitacá, Puri, Coroado e Coropó sob os
olhares dos viajantes e cronistas na região Norte
Fluminense.” - Hully Falcão e Sylvia Paes
06/05 - 5ª feira
9h Palestra: “O papel dos museus na preservação do material
arqueológico.”- professoras Simonne Teixeira e Sylvia Paes
Mais informações: Talita Barros 9228-9089 / 2739-7226, ou por e-mail tv.barros@yahoo.com.br
Comentários