Exposição O Índio e a Arqueologia no Museu

Costumavam... andarem no mar nadando, esperando os tubarões com um pau muito agudo na mão, e, remetendo o tubarão a eles, lhes davam com o pau que lhe metiam pela garganta com tanta força, que o afogavam, e o traziam a terra... para lhes tirar os dentes e os engastarem nas pontas das flechas”. Este é o relato do viajante Gabriel Soares de Souza escrito no século XVI sobre os índios Goitacá.


O conhecimento dos índios e outros grupos que viveram no Norte Fluminense no passado se dá, em parte, ao relato dos primeiros colonizadores e cronistas que passaram no Brasil naquele contexto. Outra forma de resgate da história é através da arqueologia. Pensando, então, em nos aproximar do universo dos índios Goitacá, Puri, Coroado e Coropó, que habitaram a região em tempos remotos, a Fundação Cultural jornalista Osvaldo Lima realiza a exposição O Índio e a Arqueologia no Museu, no Museu Olavo Cardoso. Na ocasião, serão expostas peças cerâmicas encontradas em sítios arqueológicos da região Norte do estado.

A iniciativa faz parte do projeto de extensão Patrimônio Cultural: aprendendo a conhecer. Proposta para uma ação de Educação Patrimonial - Arqueologia, da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (Uenf), que ainda ministrará palestras ao longo da exposição no próprio museu. Os interessados devem fazer as inscrições no Museu Olavo Cardoso, que funciona de terças a sextas-feiras, das 8h às 18h, ou pelo telefone 2726-3021. Entrada na exposição e inscrições gratuitas. Ao final das palestras, os participantes receberão certificado.

Além disso, na segunda semana de exposição haverá um sítio arqueológico para as crianças entrarem em contato com o universo da arqueologia por meio de escavações.

Palestras

05/05 - 4ª feira

8h-17h Visita guiada para alunos da rede oficial de ensino

14h Palestra: “O índio Goitacá, Puri, Coroado e Coropó sob os

olhares dos viajantes e cronistas na região Norte

Fluminense.” - Hully Falcão e Sylvia Paes

06/05 - 5ª feira

9h Palestra: “O papel dos museus na preservação do material

arqueológico.”- professoras Simonne Teixeira e Sylvia Paes

Mais informações: Talita Barros 9228-9089 / 2739-7226, ou por e-mail tv.barros@yahoo.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas