Agenda Cultura do SESC Campos:

BREGA – UMA SÁTIRA DO COTIDIANO - 21 A 31 DE JULHO DE 2010

Brega é um gênero musical de cunho popular e de origem brasileira.


A denominação, a princípio pejorativa e até discriminatória, foi, entretanto, incorporada e assumida, perdendo inicialmente, com o tempo, esta acepção.


Considerando os movimentos da contracultura – conjunto de comportamentos, valores e obras que, de maneira desafiadora e contestadora, opõe-se, de um lado, aos códigos sociais, aos sistemas políticos ideológicos ou às tradições artísticas vigentes e hegemônicas: e, de outro, reivindica novos modelos e formas expressivas não-convencionais no âmbito sociocultural, ou mesmo, a extinção de regras condutoras, o brega enquanto gênero explorado nas décadas de 60 e 70 se inclui neste movimento, caracterizando-se por melodias fortes, tratando em geral de temas como declaração de amor, casamento, traição, desilusões amorosas e outros, fazendo uma sátira do cotidiano de forma bem humorada.


O grande introdutor deste estilo foi o Waldick Soriano, tendo como principal sucesso “Eu Não Sou Cachorro Não”.


Muitos cantores também seguiram esta temática “romântica”, pelos ritmos samba-canção e bolero, que se fundiram, num fenômeno de grande popularidade, nas chamadas serestas, nas vozes dos cantores com Anísio Silva, Nelson Ned, Agnaldo Timóteo, entre outros.


Exposição

De 21 a 31 de julho

Terça a sexta, de 12 às 21h

Sábados e domingos, de 10 às 18h

Espaço Exposição I

MOVIMENTO BREGA

Painel informativo e ilustrativo com textos e fotos referentes ao gênero brega.

Performance Teatral

Dia 21 de julho – quarta-feira

20h

Espaço Plural

Brega com “B” Maiúsculo

Performance músico-teatral

Performance literomusical que utiliza de recursos cênicos e virtuais para contar a história do movimento musical “Brega” no Brasil dos anos 50 aos dias atuais. O diretor teatral Fernando Rossi faz uma viagem pelo universo brega através da linguagem cênica.

Elenco:

Alexandre Ferran e Priscylla Gomes

Músicos – Ivan Lee e Renato Arpoador

Arte – Mateus Áreas

Direção - Fernando Rossi

Espetáculos

Dia 22 de julho – quinta-feira - 20h

Espaço Plural

Apresentação Musical da Banda Belina 2


O amor sempre esteve no ar. Correspondido ou não, ele sempre será tema de canções e poemas, umas vezes autênticos, outras vezes lamentado sem qualquer pudor e originalidade, mas sempre sentido na pele, do jeito mais nobre e cruel que o mais importante sentimento humano pode ser. O universo da música brega brasileira traz em suas letras essas muitas caras que o amor possui, com seus sentimentos conexos; ódio, inveja, paixão, rancor, alegria e desejo. Munidos dessa pluralidade temática, a banda Belina II adentra pelas facetas infindáveis do amar e não ser amado, do fingir para não ficar só e do ir embora só para matar de saudade.

Criada em 2009 pelos amigos Simone Pedro, Gabriel Araujo, Ivan Lee e Victor, a turma já se apresentou em São Francisco de Itabapoana e Campos dos Goytacazes, com músicas do repertório romântico dos anos 70 e 80, como as do cantor Odair José, Fernando Mendes, Cátia, José Augusto, dentre outros.

Dia 28 de julho – quarta-feira - 20h

Espaço Plural

Performance Lysa Liza


É Chique ser Brega

Performance da Drag Laysa Liza, uma criação do ator David Moreira, que tem conquistado muito sucesso por onde se apresenta. São quatro anos de atuação em palcos e em festas. Em seus shows são apresentadas diversas paródias com músicas bregas como, por exemplo, “Não se vá” de Jane e Erondir. É um show super engraçado que leva alegria e descontração ao público.

Dia 29 de julho – quinta-feira - 20h

Show com o cantor Zéu Britto - Teatro


Espetáculo híbrido onde o artista mostrará um pouco de tudo, parte de seu show solo “Pele, Osso e Ousadia” e do show mais complexo o “Zéu Britto em Galante”, acompanhado da banda”. O artista utiliza muito humor com recursos cênicos, numa mistura de música, comédia e teatro.

Dia 29 de julho - quinta-feira - 22h

Festa Brega - Barbearia

Festa Brega realizada no BarBearia, espaço de cultura alternativa com ambiente em estilo highteck, fruto do olhar vanguardista do proprietário, o artista plástico Antônio Carlos, o Nico. Durante a noite haverá apresentação de performances teatrais. Serão distribuídos acessórios de festas para que os participantes entrem no clima Brega.

BarBearia: Av. 28 de Março, 304.

Comentários

Postagens mais visitadas