Um pouco sobre Mineroduto

MINERODUTO SAMARCO: O PRIMEIRO DO BRASIL E MAIOR DO MUNDO PARA TRANSPORTE DE MINÉRIO DE FERRO

O transporte por mineroduto é um dos grandes diferenciais da Samarco. Esse sistema opera com baixos custos operacionais e elevada confiabilidade, o que proporciona segurança operacional e proteção ambiental.

Há quase 30 anos em atividade, é o maior mineroduto do mundo para transporte de minério de ferro, com 396 km de extensão. Liga a Unidade de Germano, em Minas Gerais, à Unidade de Ponta Ubu, no Espírito Santo, atravessando centenas de propriedades em 24 municípios.

Projetado para transportar 12 milhões de toneladas/ano, o Mineroduto Samarco tem hoje capacidade para bombear 15,5 milhões de toneladas/ano de concentrado de minério de ferro.

Um moderno sistema de transmissão de dados on-line via satélite permite o monitoramento em tempo real de toda a operação.

O mineroduto foi criado para transportar a polpa de minério de ferro de Mariana (MG) para a usina de pelotização de Ponta Ubu, em Anchieta (ES), numa viagem que dura aproximadamente 63 horas, a 6,5 km/hora. Trata-se de uma alternativa de transporte que tem custo significativamente menor que o ferroviário.

Grande parte do mineroduto encontra-se enterrado.
Saiu daqui

Comentários

Postagens mais visitadas