7ª Bienal da UNE continua com inscrições abertas para as mostras artísticas e científica


Com o tema “Brasil no estandarte, o samba é meu combate”, o festival, de 18 a 23 de janeiro de 2011, será no Rio e pela primeira vez em espaço aberto. Inspire-se na cidade maravilhosa e no tema da Bienal e inscreva o seu trabalho até o dia 30 de novembro

“A Bienal da UNE vem amadurecendo nessas seis edições. A volta ao Rio de Janeiro e a discussão de um tema tão precioso quanto o samba traz à tona uma das grandes novidades desta sétima edição: a ampliação do papel da Bienal”. É o que revela a coordenadora de áreas de 7ª Bienal da UNE, Eleonora Rigotti, ao comentar as novidades do evento. “Além de reunir a produção universitária brasileira, também nos propomos a revelar talentos escondidos, sejam eles jovens ou não. A Bienal torna-se, cada vez mais, um evento de e para a juventude”. A principal parte da programação da Bienal da UNE, que levará à capital fluminense atividades culturais, científicas e esportivas vindas de todo o país, estará concentrada no Aterro do Flamengo e no bairro da Lapa e é daí que vem uma das inovações.


“Pela primeira vez a Bienal acontecerá em um espaço aberto. Assim, todos os trabalhos que tiverem vocação para ambientes assim terão maior repercussão e protagonismo”, antecipa Eleonora, citando, por exemplo, as artes plásticas. Segundo a coordenadora, quanto mais o trabalho dialogar com a cidade, com a cultura e o samba, mais certo será o destaque da obra.


Além de trabalhos nas áreas de Artes Cênicas, Artes Visuais, Audiovisual, C&T, Literatura, Música, e Mostra CUCA, estão sendo somadas à Bienal atividades Autogestionadas e Artes Integradas para trabalhos que dialoguem com duas ou mais áreas simultaneamente.



“A Bienal também é um espaço no qual as pessoas podem compartilhar experiências. As atividades autogestionadas vem pra isso”, diz Eleonora. Se você fez um mochilão para algum lugar bacana ou inusitado, mesmo conhecido, pode compartilhar as fotos e experiências dessa viagem dentro dessa categoria: atividade autogestionada. Também pode propor uma oficina, um testemunho, uma caminhada, um coletivo de arte pode ensinar uma técnica, são infinitas as possibilidades. Se tem um trabalho diferenciado – uma tecnologia, experiência na web, uma obra culinária ou artesanal – que não se encaixa entre as artes apontadas, inscreva-se nas Artes Integradas.


Inscrições online


A 7ª Bienal também busca inovar facilitando as inscrições e meios para inscrição, que serão feitos especialmente pela internet – e sem custo. "Estamos buscando utilizar os suportes digitais para facilitar o envio e aferição de trabalhos.


O Myspace, canal que hospeda bandas e seus trabalhos tem sido uma ótima ferramenta para otimizar as inscrições”, diz Guilherme Barcelos, coordenador da área de música.Os organizadores do evento também destacam que nesse ano os trabalhos selecionados para a mostra receberão como prêmio o pró-labore.


“Buscamos atingir os estudantes de áreas específicas como música e cinema, além daqueles que se organizam em coletivos de arte e também o jovem que tem alguma habilidade destacada ou experiência relacionada à cultura e arte de uma forma geral”, esclarece Eleonora.




Fonte: UNE

Comentários

Postagens mais visitadas