Presidente da Hyundai visita Super Porto do Açu em São João da Barra

Por ocasião de sua estadia no Brasil, o presidente da coreana Hyundai Heavy Industries (HHI), Jai Seong Lee, veio visitar o Super Porto do Açu, em São João da Barra, nesta segunda-feira (15). Recepcionado pela prefeita Carla Machado e pelo presidente da OSX Brasil, Luiz Eduardo Carneiro, o convidado ficou encantado com a magnitude do projeto. Lee veio acompanhado do vice-presidente da companhia, Jung Rae Kim, e de mais dois executivos. O gerente executivo da Construção Naval da OSX, José Jorge Araújo e parte do estafe administrativo da prefeitura de São João da Barra também se fizeram presentes na visita.

Atualmente a OSX está em fase de licenciamento ambiental para a construção de um estaleiro no município de Biguaçu, em Santa Catarina, e em paralelo, iniciou processo para licenciamento também em São João da Barra, pedido feito no final do mês de outubro deste ano junto ao Instituto Estadual do Ambiente (Inea), o que deverá acarretar mais um estudo e relatório de impacto ambiental (Eia/Rima).

O estaleiro do Açu gerará aproximadamente 10 mil empregos diretos na fase de operação e 3500 na fase de construção. O projeto, que representa um investimento de US$1,7 bilhão, trará significativos benefícios diretos e indiretos para a localidade e regiões próximas ao empreendimento, assim como para a economia brasileira. Estima-se que a obra de construção do estaleiro, assim que sejam aprovadas todas as licenças necessárias, leve em torno de três anos.

Durante a visita, os executivos puderam ver de perto o canteiro de obras do Super Porto do Açu, a estrutura para filtragem de minério, a maquete do complexo industrial e conheceram a área que futuramente aportará um dos maiores estaleiros das Américas. Além disso, como forma de firmar o compromisso com a sustentabilidade, a prefeita, executivos da OSX e da Hyundai plantaram uma muda de pau-brasil, fortalecendo a sinergia entre brasileiros e coreanos.

Para a prefeita Carla Machado este dia é mais um marco histórico para São João da Barra. “Estamos recebendo executivos de uma das maiores empresas na área naval do mundo. O estaleiro do Açu será mais um empreendimento que gerará empregos para nossa população. Vamos continuar no forte trabalho de qualificação profissional para que a mão de obra local seja absorvida por todo este crescimento. Fomos um grande porto no século dezenove e queremos voltar a estes áureos tempos, tendo sempre à frente um planejamento estratégico que gere melhoria na qualidade de vida de todos”, ressalta.

A OSX, que também integra o Grupo EBX, tem a HHI como sócia e parceira estratégica para transferência de know how e tecnologia. A OSX é uma companhia do setor de equipamentos e serviços para a indústria offshore de petróleo e gás natural, com atuação em três segmentos: construção naval, afretamento de Unidades de Exploração e Produção e serviços de Operação e Manutenção.

Constituída para suprir a demanda da indústria por soluções de serviços integrados aos campos de petróleo e gás natural, a OSX atenderá em especial à OGX, outra companhia do Grupo EBX que conquistou uma posição de destaque no setor brasileiro de E&P, e que estima uma demanda de 48 unidades de produção – que teriam um custo estimado de mercado de aproximadamente US$30 bilhões – para suportar sua base de crescimento nos próximos 10 anos.

Já a Hyundai detém 10% do mercado mundial de construção naval. Fundada em 1972, a empresa já entregou mais de 1.600 embarcações para mais de 250 armadores em 47 países. Sua divisão offshore já completou mais de 170 projetos incluindo 100 projetos de alto desempenho para mais de 30 empresas de óleo e gás.

Comentários

Postagens mais visitadas