Estudo salesiano propõe administração de conflitos nas empresas

Cleonice Jardim - pesquisadora


Um dos grandes desafios dos gestores, as relações humanas são as maiores causas de perda de motivação e produtividade no meio corporativo. Pensando em investigar as razões dos conflitos dentro das empresas e saber qual a melhor forma de administrá-los, a administradora Cleonice Jardim desenvolveu o estudo “O gestor e o seu papel na administração de conflitos em uma empresa de telecomunicações”. O trabalho foi selecionado dentre outros 150, na área de gestão de pessoas, para fazer parte do 21º Encontro Nacional dos Cursos de Graduação em Administração – Enangrad.

Segundo a autora, a pesquisa começou como trabalho final do curso de administração – concluído no primeiro semestre deste ano, na Faculdade Salesiana de Macaé (FSMA) - e foi apresentada nos dias 24 a 27 de outubro, em Brasília. “Toda a viagem foi custeada pela FSMA, o que representa um grande estímulo para a produção científica e a participação dos seus alunos em congressos e eventos acadêmicos”, disse. O trabalho orientado pela professora Silvia Lourenço recebeu nota máxima e foi indicado para a publicação.

A pesquisadora ouviu três gerentes e 18 supervisores de uma empresa de telecomunicações de grande porte, em Macaé. O resultado revelou que 70% dos gestores se omitem ao invés de buscar soluções para os conflitos. Os problemas mais comuns, segundo Cleonice, são o cumprimento de normas e tarefas, as diferenças pessoais, a falha na comunicação e os interesses pessoais acima dos interesses do grupo.

O estudo revelou ainda que há uma divergência de visão e de linguagem entre supervisores e gerentes. O que um grupo atribui à falta de transparência e diferenças pessoais, o outro entende como resistência à mudança de gestão e não adequação às normas da empresa. O ponto de convergência entre os dois grupos é a falta de atitude dos gestores diante dos conflitos. O que mais da metade admite por não saber como agir.

Para mudar essa realidade que compromete a produtividade da empresa e a qualidade de vida dos funcionários, Cleonice sugere um sistema de remuneração e premiação com regras mais claras – fator que gera uma grande insatisfação entre os colaboradores das empresas. Além disso, é fundamental maior discussão com a equipe, sobre o papel do conflito no desenvolvimento de competências, e maior preparação dos gestores para lidar tecnicamente com o problema.


Resultado - Consequência dos conflitos

* Mais informações com a equipe da Assessoria de Comunicação SalesianaTelefone: (22) 2791-9500 - ramal 310 ou no site www.insgmacae.edu.br

Um comentário:

Anderson Silva disse...

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