Congresso reúne jovens e elege nova direção da UJS


Mesa de Abertura sobre movimentos sociais
André Lacerda e Paulo César Martins
O auditório do Sindicato da Cedae lotado de jovens
André Lacerda e Lara Barreto no debate da tese

Aconteceu no último domingo (01/06), no Sindicato da Cedae, o 3º Congresso Municipal da União da Juventude Socialista (UJS). Cerca de 50 jovens participaram do encontro que discutiu a participação política da juventude e elegeu a nova direção da entidade. O estudante de Design Gráfico do Cefet-Campos, André Lacerda, foi reeleito presidente da UJS para o biênio 2008-2010.

"A UJS inicia agora um novo ciclo, mais preparada para as batalhas que virão. Queremos dialogar com mais jovens e construir lutas importantes como o primeiro emprego e o respeito à meia-entrada", diz André, explicando que a UJS quer ampliar ainda mais o protagonismo da juventude no cenário político de Campos.

Na programação do congresso foram debatidos temas importantes, como o papel dos movimentos sociais no Brasil de hoje e a conjuntura política em Campos. Na ocasião, também foi anunciado para o segundo semestre uma campanha da UJS pelo respeito à meia-entrada em eventos culturais e a mobilização da juventude para aprovação das leis de incentivo ao primeiro emprego apresentada pela UJS aos vereadores no começo do ano.

Ao fim do encontro, os jovens presentes aprovaram um documento intitulado "Carta Aberta dos Jovens de Campos", onde apresentam propostas para a cidade e o país. Entre as reinvindicações expressas no documento estão a transparência nos critérios do ProCampos, a criação de um Conselho Municipal de Juventude, a manutenção do passe-livre e do meio-passe universitário, a não redução da maioridade penal e o acesso ao primeiro emprego.

Na semana que vem os jovens irão participar da etapa estadual do Congreso da UJS que ocorrerá na UFRJ, no Rio de Janeiro. Os interessados em participar devem acessar a página www.congresso.ujscampos.org.

O transporte é gratuito e o encontro acontece nos dias 6, 7 e 8 de junho.

Comentários

Postagens mais visitadas