Ensino técnico ganha revista científica

Professores, pesquisadores, gestores e estudantes ligados à área científica e tecnológica já contam com uma publicação exclusiva para a divulgação de teses, dissertações e artigos científicos. A Revista Científica Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, publicação da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec/MEC), surge para dar visibilidade à produção científica das instituições de ensino nacionais e do exterior.
De acordo com o coordenador-geral de certificação e legislação da Setec, Moisés Domingos Sobrinho, a produção científica, principalmente a da rede federal de educação profissional e tecnológica, estava dispersa em várias publicações especializadas. Para Sobrinho, a área científica da rede necessitava de um veículo próprio para a exposição de seus trabalhos. “A revista é um espaço legítimo e específico, que vai contribuir para ampliar o diálogo dessa produção com os grandes temas e desafios nacionais no campo da ciência e da tecnologia”, afirma.
Em sua primeira edição, a publicação, de periodicidade anual, apresenta artigos inéditos, resultantes de estudos e pesquisas que abordam temas como o papel das licenciaturas tecnológicas, a formação de professores para a educação profissional e o apoio à pesquisa e à aplicação das tecnologias da informação na educação profissional e tecnológica.
Nos próximos dias, a
revista será encaminhada ao Qualis, lista de periódicos recomendada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes/MEC). Para a segunda edição, já foram selecionados artigos de pesquisadores do Uruguai, Venezuela, Canadá e Espanha.

Na página 98 tem um artigo com o título "Projeto de desenvolvimento, implantação, suporte e manutenção do Observatório Nacional do Trabalho e da Educação" de autoria dos professores Romeu e Silva Neto e Rodrigo Valente Sera e dos alunos Daniel Vasconcelos Corêa da Silva e Jayme Freitas Baral Neto, todos pesquisados do Observatório Nacional do Mundo do Trabalho e da Educação Profissional, subsidiado pelo Cefet Campos.
O artigo tem como propósito inicial apresentar do desenho institucional do Observatório Nacional do Mundo do Trabalho e da Educação Profissional, em desenvolvimento por unidades regionais dos Cefets, no âmbito da Setec/MEC. Neste sentido, o documento descreve os arranjos institucionais feitos para a viabilidade do observatório, seus objetivos gerais e específicos.
De forma complementar, o artigo descreve a metodologia desenvolvida para a análise do mercado de trabalho e da educação profissional e, finalmente, como resultado preliminar, apresenta uma aplicaçãopiloto desta metodologia na área de influência imediata do Cefet/Campos – RJ.
Para download da publicação click aqui

Comentários

Vitor Menezes disse…
Seu Sepé, manda a sua sugestão de tema aí pra enquete da Rede Blog. Seu blog está na vez... Abs!
Anônimo disse…
Fiquei muito feliz ao ver essa matéria no site do Cefet.
E tbm fico contente em saber q divulgou aki.
Essa primeira publicação da revista trás um texto escrito por um amigo o Daniel Vasconcelos e eu me orgulho muito quando meus amigos "crescem", se destacam.
Bjs

Postagens mais visitadas