"Iemanjá, rainha do mar, é também conhecida por dona Janaína, Inaê, Princesa de Aiocá e Maria, no paralelismo com a religião católica. Aiocá é o reino das terras misteriosas da felicidade e da liberdade, imagem das terras natais da África, saudades dos dias livres na floresta"
Yemanjá é como se escreve o nome da grande rainha de Egbá, que se dá pela aglutinação de Ye omó ejá, frase que significa Mãe dos filhos peixes. Depois de 'm' a vogal se nasaliza, sendo a pronúncia melhor Yemanjá. Egbá é um antigo reino, do território Yorubá, que foi batido várias vezes por reinos vizinhos. A própria rainha saia à frente de seus homens e enfrentava os invasores. Quando viram numa destas contendas, que estavam prestes a serem derrotados,Yemanjá, vendo seu povo dizimado,prestes a ser rendido, segue para o Rio Ogun, e parte, afogada em lágrimas, para o reino de seu pai, molhado pelo mar. Seu povo rendeu-lhe honras divinas, sendo ela um orixá, filha de Olokún, e seu culto espalha-se pelo mundo.
Comentários
Egbá é um antigo reino, do território Yorubá, que foi batido várias vezes por reinos vizinhos. A própria rainha saia à frente de seus homens e enfrentava os invasores.
Quando viram numa destas contendas, que estavam prestes a serem derrotados,Yemanjá, vendo seu povo dizimado,prestes a ser rendido, segue para o Rio Ogun, e parte, afogada em lágrimas, para o reino de seu pai, molhado pelo mar. Seu povo rendeu-lhe honras divinas, sendo ela um orixá, filha de Olokún, e seu culto espalha-se pelo mundo.