ROCK DE TITÃS AGITA A NOITE DE SÁBADO, 14, EM GRUSSAÍ


No repertório, canções que marcaram a carreira de quase 30 anos: ‘Sonífera Ilha’, ‘Aa Uu’, ‘O Quê’, ‘Homem Primata’, ‘Família’, ‘Polícia’, ‘Bichos Escrotos’, ‘Marvim’, ‘Epitáfio’, ‘Enquanto houver sol’, entre outras.

A estréia oficial dos Titãs do Iê-Iê, com repertório próprio, aconteceria no dia 15 de outubro de 1982, no Sesc Pompéia. As canções eram criativas (misturavam influências que iam da MPB ao rock, passando pelo samba, reggae e new wave) e o visual, extravagante (com direito a roupas com cores fortes, maquiagens e penteados originais).

O primeiro álbum, Titãs, já com Branco Melo, foi lançado em agosto de 1984 e trazia Sonífera Ilha, um verdadeiro fenômeno radiofônico. Uma das músicas mais executadas naquele ano, a faixa levou os Titãs a fazerem sucesso em outros estados do Brasil, além de ter ajudado a banda a realizar um sonho antigo: aparecer na TV, em programas consagrados apresentados por Chacrinha, Bolinha e Raul Gil.

O disco seguinte, ‘Cabeça Dinossauro’, lançado em junho de 1986, com letras contundentes. O álbum, que marcava a estreia da parceria com o produtor Liminha, pela primeira vez traduzia no vinil a pegada que a banda tinha ao vivo. Em 1987, ‘Jesus Não Tem Dentes no País dos Banguelas’ saía do forno superando todas as expectativas. Em outubro de 1989, os Titãs lançaram seu disco mais sofisticado até então. Õ Blesq Blom. Foi da dupla nordestina que os Titãs tiraram o nome do LP que transformou em hits Flores,

O disco Tudo Ao Mesmo Tempo Agora chegou às lojas em setembro de 1991, seguido de Titanomaquia, primeiro álbum da banda sem Arnaldo Antunes – que deixou o grupo para se dedicar à carreira. O oitavo álbum da banda, lançado em julho de 1993, emplacou Será Que É Isso Que Eu Necessito? e Nem Sempre Se Pode Ser Deus. Em 1995 lançaram o álbum. Domingo.

Na comemoração dos 15 anos de carreira da banda, os Titãs lançaram mais um disco histórico. O Acústico MTV, gravado em março de 1997. Depois de fazerem mais de 300 shows pelo Brasil acompanhados de orquestra, os Titãs decidiram repetir a dose no álbum seguinte. Volume 2, lançado em outubro de 1998. Em 2001, já sem Marcelo Frommer, que morreu atropelado por uma moto, o grupo lançou “A Melhor Banda de Todos os Tempos da Última Semana. O CD conquistou crítica, público e transformou a canção Epitáfio num grande sucesso no rádio e na TV. Em novembro de 2003, os Titãs lançam seu 14` CD, Como estão vocês”.

Filme – O grupo tem tanta história que até virou filme, idealizado por Branco Melo, um dos integrantes. ‘Titãs – O filme – A vida até parece uma festa’ estreou recentemente. As filmagens começaram logo no início da década de 80, quando Branco Mello comprou uma câmera VHS para registrar tudo o que acontecia com os Titãs nos shows, estúdios, quartos de hotéis, aeroportos, ensaios, enfim, os bastidores do intenso convívio da banda. Por mais de duas décadas Branco e seus companheiros captaram e arquivaram sons e imagens em vários formatos como VHS, Hi-8, Super 8 e mini DV. O resultado é um documentário musical de longa-metragem que não apenas conta a história da banda, mas mostra a irreverência, a emoção, o bom humor e as aventuras dos Titãs desde os primórdios até hoje em dia. A história dos Titãs, contada pelos próprios Titãs.

Comentários

Postagens mais visitadas