15o. Congresso da UEE-RJ em Volta Redonda dias 3, 4 e 5 de julho.


Os estudantes universitários do estado do Rio de Janeiro estão convidados para nos dias 3, 4 e 5 de julho, participarem do 15º. Congresso da UEE-RJ na cidade de Volta Redonda. Além de ser um espaço de atualização dos debates do movimento estudantil acerca dos rumos de nossas universidades, o 15o. Congresso da UEE-RJ elegerá a nova diretoria da entidade que assumirá a gestão no biênio 2009-2011.

Em cada universidade de todo o estado estão ocorrendo eleições em urnas que elegerão os representantes das universidades que participarão do Congresso. Cada universidade pode enviar 1 delegado representante a cada 1 mil estudantes. Ou seja, uma universidade que possui até 1.999 estudantes envia 1 delegado, uma universidade que possui 2.234 estudantes leva 2 delegados, uma universidade que possui 3.000 estudantes leva 3 delegados e assim por diante.

As eleições nas universidades se iniciaram no dia 1 de abril e irão até o mês de junho. Para realizar a eleição basta que os DCEs informem a data do processo eleitoral para a UNE, para que a entidade possa divulgar esse calendário eleitoral em seu sítio virtual. Nas universidades que não possuem DCE, basta que uma comissão de 10 estudantes se mostre interessada em realizar o processo. Caso essa comissão não apresente problemas, ela pode conduzir o processo eleitoral.

Como o estado do Rio de Janeiro possui aproximadamente 500 mil estudantes universitários, cerca de 500 delegados estarão aptos a participar com direito a voto do 15º. Congresso. Além dos demais estudantes suplentes e observadores que também podem participar do Congresso, porém sem direito a voto.

Os delegados eleitos em suas universidades podem montar chapas que disputam a direção das entidades. A eleição é proporcional, ou seja, se uma chapa na votação da plenária final obtiver 65% dos votos ela terá 65% das vagas na diretoria da entidade. A chapa que obteve 15% obterá 15% das cadeiras da entidade e assim por diante. Desse modo, todas as correntes de pensamento podem fazer parte da direção da UEE-RJ, mesmo sendo minoritárias. Isso garante a democracia e a pluralidade presente nesta entidade estudantil.

Não deixe de participar deste importante encontro dos estudantes de nosso estado.

Um comentário:

Laguardia disse...

Não sou jornalista nem escrito. Sequer escrevo bem. Sou aposentado. Meu imposto de renda é retido na fonte pelo INSS. Já nosso querido apedeuta tem sua receita de INSS como anistiado político acima do teto do INSS livre de IR.
Minha forma de lutar contra os desmandados implantados por este governo corrupto no Brasil é através de um blog http://brasillivreedemocrata.blogspot.com/
Gostaria de contar com a presença e dos comentários das pessoas de bem que não se conformam com a desonestidade, a falta de ética e a corrupção em nosso governo.