NOTA CONJUNTA COMANDO DA MARINHA E COMANDO DA AERONÁUTICA 17 – Informações sobre as buscas do vôo 447 da Air France

NOTA N°17 - INFORMAÇÕES SOBRE AS BUSCAS DO VOO 447 DA AIR FRANCE (19H)
O Comando da Marinha e o Comando da Aeronáutica informam que, conforme anunciado anteriormente, entre 5 e 6h desta manhã, o radar do avião R-99 identificou uma série de pontos a 849 quilômetros de Fernando de Noronha, distante 69,5 quilômetros a noroeste do local onde o AF 447 relatou pane elétrica. Um Hércules C-130 foi direcionado ao local e confirmou visualmente a presença de objetos na água. Logo em seguida, às 08h14, a Corveta Caboclo recolheu no local uma poltrona azul e momentos depois encontrou dois corpos, além de vários componentes da aeronave. Esses corpos foram transferidos para a Fragata Constituição.
Às 11h39, o R-99 da Força Aérea Brasileira decolou de Fernando de Noronha para continuar a varredura eletrônica e captou, durante a tarde, diversos objetos a oeste da área de onde os corpos foram retirados. Como previsto, as aeronaves de busca visual decolaram em seguida para esclarecer estes pontos. Por volta das 16h00 um C-130 da FAB avistou outros locais com possíveis destroços.
Dessa forma, as buscas prosseguirão concomitantemente ao resgate dos variados componentes da aeronave já localizados. A Corveta Caboclo e o Navio-Patrulha Grajaú continuarão a retirar material do mar nesta noite. Outrossim, os aviões seguirão o mesmo planejamento adotado nos dias anteriores, priorizando as ações de busca e posteriormente o resgate de destroços. Os dois corpos resgatados já estão a caminho de Fernando de Noronha a bordo da Fragata Constituição.
É pertinente ressaltar que Fernando de Noronha será apenas uma escala logística para possibilitar o transporte aéreo a partir deste ponto até Recife, onde a identificação de corpos será conduzida pelo IML-Recife (PE). Na atual fase das operações, enfatiza-se que o resgate de corpos terá prioridade sobre o resgate de materiais e que cada nova evidência encontrada reforça a necessidade de ampliar a área de buscas, que atualmente já soma mais de 200.000 quilômetros quadrados.
CENTRO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL DA MARINHA
CENTRO DE COMUNICAÇÃO DA SOCIAL AERONÁUTICA
Veja aqui os mapas atualizados das áreas de buscas:

Comentários

Postagens mais visitadas