Estrelas pela Paz Mundial


Por Wesley Machado

Acontece, na próxima sexta-feira (5), às 19h, o 'Estrelas pela Paz Mundial' (Stars for Global Peace). O ato, que vai durar cinco minutos, consiste num abraço simbólico da Praça São Salvador, com pessoas segurando velas acesas sob a luz das estrelas. Após o abraço simbólico, será exibida uma vídeo-conferência direto da China. O acontecimento ocorrerá simultaneamente no Uruguai. Depois será feita uma observação do céu, em noite de lua cheia, por meio de um telescópio.

O evento é uma realização da Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima (FCJOL) e do Clube de Astronomia Louis Cruls, com apoio da Star Peace, Programa UNAWE, Astrônomos sem Fronteiras, Sidewalk Astronomers, Institituto Federal Fluminense (IFF) e CNPq.

Segundo o coordenador do Clube de Astronomia, Marcelo de Oliveira Souza, o 'Estrelas pela Paz Mundial' vai englobar vários países, inclusive alguns que enfrentam conflitos internos. "Vamos utilizar a observação do céu para propagar ideal de paz e harmonia entre os povos", ressalta. Além do Brasil, o 'Estrelas pela Paz Mundial' vai acontecer também no Uruguai, Índia, Irã, Iraque, China, Estados Unidos, Nova Zelândia, Paquistão e Omã.

Para o presidente da Fundação Cultural, Avelino Ferreira, o 'Estrelas pela Paz Mundial' é uma entre tantas ações positivas proporcionadas pela FCJOL em apenas cinco meses de governo. "Estas ações são bastante significativas e de um simbolismo ímpar, pois têm inserido nossa cidade no contexto cultural e científico internacional. No dia cinco, que é o Dia do Meio Ambiente, acontecerá mais uma destas ações, graças à parceria com o Clube de Astronomia", destaca.

No dia nove deste mês, o site Astronomy Picture of the Day, da Nasa, que há nove anos seleciona diariamente fotos do céu do mundo, publicou a primeira foto do céu do Brasil, exatamente do município de Campos. A foto foi feita na Unidade de Pesquisa do Instituto Federal Fluminense (IFF), em Martins Lage, pelo jornalista científico, astrofotógrafo e coordenador do projeto internacional "The World at Night", o iraniano Babak Tafreshi, durante o II Encontro Internacional de Astronomia e Astronáutica, realizado de 17 a 20 de abril, no IFF, com o apoio da Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima (FCJOL).

Comentários

Postagens mais visitadas