PREFEITURA INTENSIFICA OPERAÇÃO NO DIQUE DO VIANA EM SJB



A Prefeitura de São João da Barra através das Secretarias de Meio Ambiente, Obras e Defesa Civil intensificou no início da semana as ações emergenciais no Dique do Viana em função do risco de um possível rompimento do dique de contenção do Rio Paraíba do Sul no trecho conhecido como Alto do Viana.
De acordo com o coordenador da Defesa Civil, Felício Valiengo, cerca de 35 funcionários da Prefeitura estão trabalhando no mutirão para colocação de sacos de areia nos pontos críticos do dique. “A nossa intenção é minimizar o impacto e reduzir os riscos decorrentes do processo de erosão fluvial”, disse.
Segundo Felício, há vários fatores que podem influenciar no rompimento do dique: elevação repentina que chegasse ao nível de 9 metros, quantidade de chuva, por não estar obedecendo a conformação estabelecida no projeto original, o local onde está acontecendo a erosão está recebendo todo volume d’água do rio de forma frontal aumentando consideravelmente o processo de erosão, mudança da tangente do leito do rio oferecendo risco de erosão a outros trechos, o material utilizado no dique é composto de areia e argila o que facilita a desagregação do material por processo de infiltração e a falta de manutenção permanente ao longo das décadas de 80 e 90.
O Governo Federal liberou verba através da Serla – Superintendência Estadual de Rios e Lagoas para recuperação do trecho erodido e de outros trechos vulneráveis. – Essa verba foi utilizada na construção de uma estrada de acesso dos caminhões ao dique e colocação de pedras para reforço no trecho crítico. Porém em função do mau tempo os caminhões não estão podendo trafegar nesse trajeto de acesso ao dique. Devido a todos esses fatores decidimos iniciar o mutirão com colocação de sacos de areia – explica.

Por:

Prefeitura de São João da Barra
Secretaria de Comunicação Social
Fabricio Berto

Comentários

Postagens mais visitadas