Tribalion - O Reggae Roots da Planície Goytacá


Banda de reggae roots formada em março de 2004 na cidade de Campos dos Goytacazes, no Estado do Rio de janeiro. Atualmente, a banda é composta por Hugo Ventapane (bateria), Ébano Machel (baixo e vocal), Xande (percussão), Hugo Soares (teclados), Kleison Crespo (guitarra e voz) e Gustavo Mantena (guitarra e voz).

Os integrantes das bandas, oriundos de outros projetos musicais, reuniram-se com a proposta de compor músicas dentro do estilo roots do reggae, tendo como principais influências Bob Marley, The Gladiators e Israel Vibrations, além de outras influências pessoais de cada membro. Somando-se à idéia da composição, surgiu a de fazer interpretações das músicas do rei do reggae, Bob Marley, como forma de apresentar o estilo para o público no interior do Estado.

Com o tempo, a banda foi apresentando-se em diversas casas noturnas da região Norte-Fluminense, a princípio, com bandas de outros estilos, como forró e rock, posteriormente com outras bandas de reggae do Estado, tais como Unidade Punho Forte, Raízes que Tocam, Aliança, Monte Zion, Perseverança e Filhos da Luz. Vale lembrar duas apresentações importantíssimas para a banda, sendo uma delas com a banda maranhense Tribo de Jah e outra com o ex-vocalista do grupo Inner Circle, Calton Coffie, que cantou "Jamming" acompanhado pela Tribalion e ficou tão empolgado que queria cantar mais músicas.

Também na região, a banda conseguiu espaços na mídia com a aparição nos programas de televisão "Manda Ver TV"-SBT/TV Planície, "Dito e Feito"-TV Globo e "Nota Sobre Nota"-Unitv, e nos jornais "O Diário", "Folha da Manhã", "A Cidade" e "O Debate" de Macaé. Além disso, duas composições da banda, gravadas ao vivo, estão presentes na programação de rádios de grande influência no público jovem da região.

São elas "O mangue", que fala sobre o pontal de Atafona, na cidade de São João da Barra, fazendo referência ao desastre envolvendo o rio Paraíba e a empresa Cataguazes e "Valorize", um resgate aos valores do nosso povo. A música “O Mangue” foi utilizada por professores de ensino fundamental em trabalhos escolares que abordavam a questão ambiental da região.Além dessas músicas citadas, são também composições da banda "O Som da Floresta", "Coragem", "A Paz", "Na Linha do Trem", "Espectros", "Ação e Reação", "Ao Som desse Reggae", "Implícito" e "Escada dos Homens". Todas elas têm melodias e arranjos compostos pelos membros da Tribalion, como resultado da pesquisa em reggae que todos os integrantes da banda vêm fazendo e que, com certeza, não terá fim. As letras existem para conscientização do ouvinte, seja com relação a natureza, a espiritualidade a aspectos sociais e raciais.

A Tribalion segue com planos de gravar um CD de estúdio para melhor divulgar o trabalho e conseguir novos espaços para passar suas mensagens e deixar registrada sua sonoridade única, conseguindo sempre novos adeptos tanto para o estilo reggae roots quanto para a banda em particular.

Comentários

gra disse…
quero parabenizar a banda pela caminhada de voces...conheci e curtir alguns das apresentacoes inicias desta turma quando morava em Campos...acompanho voces pela net e fico feliz pela conquista da tribalion...espero ver voces aqui em Minas...boa sorte...minha musica preferida é o Som da Floresta...bjos

Postagens mais visitadas