STF monta barreiras para bloquear manifestação contra Gilmar Mendes


"Por uma nova luz ao judiciário" é tema do ato público que convida as pessoas a levarem uma vela e participar da vigília.

Começa na noite desta terça-feira, em frente ao Supremo Tribunal Federal (STF), a manifestação contra Gilmar Mendes que despertou o repúdio do povo ao libertar o banqueiro Daniel Dantas, investigado pela Polícia Federal na Operação Satiagraha. "Por uma nova luz ao judiciário" é tema do ato público que convida as pessoas a levarem uma vela e participar da vigília.

O ministro Gilmar Mendes é também acusado de criminalizar os movimentos sociais, o que "representa um autoritarismo e uma polêmica partidária-ideológica que não coadunam com a nova luz democrática que as ruas querem para este tribunal."

A vigília tem como objetivo exigir que Gilmar Mendes "saia às ruas" e não volte ao STF, baseado no que foi dito pelo ministro Joaquim Barbosa: "Vossa Excelência está na mídia destruindo a credibilidade do Judiciário." A fala de Barbosa foi transmitida pela TV Justiça durante um bate-boca entre os dois ministros, no último dia 22 de abril, em sessão plenário daquele tribunal.

A manifestação quer ainda protestar "contra coronéis e capangas que são rápidos para libertar ricos e prender ladrões de galinha", diz o documento, citando o jornalista Ricardo Noblat. E pretende ampliar a mobilização nacional contra "a vocação autoritária do ministro Gilmar Mendes", relembrando as palavras do jurista Dalmo Dallari, que diz: "ele realmente pratica no Supremo o coronelismo. Isso é absolutamente errado."

A manifestação de hoje dá seguimento a primeira manifestação realizada no dia 24 de abril, com 10 estudantes e ex-estudantes da UnB (Universidade de Brasília) - o chamado "ato dos 10" - dois dias após o bate-boca entre Gilmar Mendes e Joaquim Barbosa.

Fonte: União Nacional dos Estudantes: STF monta barreiras para bloquear manifestação contra Gilmar Mendes, acesso em 06/05/2008.

Comentários

Anônimo disse…
Sepé...existe um blog de desocupados que se ocupam lutando contra esse napoleão da suprema corte....o endereço é http://www.saiagilmar.blogspot.com/

tem várias fotos bacanas do ato simultâneo que aconteceu em diversas cidades, como Rio, SP e BH...

Um abraço...

Rafael Bretas
Fabiano Seixas disse…
Rafael,
Obrigado pela indicação! Dei uma conferida no blog, bom saber que existam um monte de desocupados buscando de alguma forma fazer barulho para que tenhamos em todas as esferas de poder homens e mulheres de bem!
Um abraço!

Postagens mais visitadas