SEMANA DA ENFERMAGEM DA UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ EM CAMPOS DOS GOYTACAZES


SEMANA DA ENFERMAGEM 2009 (18\05 A 20\05)

PALESTRAS:
DIA: 18\05\09 - ÀS 14:00 HORAS
“ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM EM NEONATOLOGIA”. ENFª. CLEIA LÚCIA RIBEIRO DOS SANTOS.
__________________________________________________________________________
DIA: 19\05\09 - ÀS 8:00 HORAS
“ATENDIMENTO DE ENFERMAGEM ÀS VÍTIMAS DE TRAUMA.” ENFº. BRUNO SANTOS ROCHA
DIA: 19\05\09 - ÀS 9:00 HORAS
“LESÕES TISSULARES: CONDUTAS DO ENFERMEIRO.” ENFº RENATO MENDES.

DIA :19\05\09 – ÀS 19 HORAS: A ATUAÇÃO DO ENFERMEIRO NOS CARGOS DE GESTÃO DOS SERVIÇOS DE SAÚDE. (MESA REDONDA COM AUTORIDADES DA ENFERMAGEM NA CIDADE. GESTORES NOS SERVIÇOS PÚBLICOS E PRIVADOS).
___________________________________________________________________________
DIA: 20\05\09 - ÀS 14HORAS: “GERENCIANDO UM CENTRO CIRÚRGICO: O ENFERMEIRO E SUAS COMPETÊNCIAS.” ENFª CARLA MARTINS.

DIA: 20\05\09 - ÀS 19 HORAS: “O PAPEL DO ENFERMEIRO NO PROCESSO DE TRANSPLANTE E DOAÇÃO DE ÓRGÃOS”. ENFº. ELIEZER DO NASCIMENTO

DIA: 20\05\09 - ÀS 20 HORAS: “HÁBITOS DE VIDA SAUDÁVEIS E A PREVENÇÃO DO CÂNCER”. ENFª CARLA DAMASCENO.
____________________________________________________________________________
MINI-CURSOS
DIA: 18\05\09 - ÀS 11H.“INTERPRETAÇÃO DE IMAGENS RADIOGRÁFICAS”
DIA: 20\05\09 ÀS 10H. “INTERPRETAÇÃO DE EXAMES LABORATORIAIS”
Médicos responsáveis: Vitor Carneiro e Lewry Gulin Crivellaro.
____________________________________________________________________________
WORK SHOPS: LABORATÓRIO DE SEMIOLOGIA – VAGAS LIMITADAS.

DIA: 18\05 - ÀS 15 HORAS. “INTRODUÇÃO DE CATETERES VENOSOS PERIFÉRICOS E DE LOCALIZAÇÃO CENTRAL: PICC”. ENFª CLEIA LÚCIA RIBEIRO DOS SANTOS

DIA: 19\05 ÀS 10 HORAS“ TÉCNICAS DE DESBRIDAMENTO. ENFº RENATO MENDES.

DIA 20\05 ÀS 15 HORAS “TÉCNICAS NA ENF. CIRÚRGICA. ENFª CARLA MARTINS.
____________________________________________________________________________
CONSULTÓRIO DE ENFERMAGEM:
Atendimentos e visitação: Dia 19/05 das 12:00 às 17 horas e Dia 20/05 das 8:00 às 17 horas.
NO PÁTIO DA UNIVERSIDADE: TENDAS DE VERIFICAÇÃO DE PRESSÃO ARTERIAL, GLICEMIA CAPILAR, ORIENTAÇÕES, SIMULAÇÕES PRÁTICAS DIVERSAS, VÍDEOS, ETC.
Coordenação do Curso: Profº Rodrigo Leite Hipolito

Comentários

Seu Creisson disse…
O Campus Guarus, do IFF, pela terceira vez consecutiva, comemora a Semana da Enfermagem com extenso programa de atividades atendendo com esclarecimentos e atendimentos ao público interno e à população em geral. Tem folders e cartazes espalhados por todo Campus Campos.
O nosso colega Sepé, por questões politiqueiras, por estar do lado dos que buscam o poder pelo poder e pela pavonice do PRF. Jefferson, prefere noticiar somente os eventos de outras instituições ferindo assim aos princípios da imparcialidade dos Blogs. Abandona raivosamente, logo esta casa que o acolheu e o considerou como pleno cidadão quando talvez nem mesmo ele o fizece.
E agora Sepé?
Seu “chefe” foi embora( pelos mesmos motivos)!
De quem vc vai puxar SAQUIO!?!?!?
Fabiano Seixas disse…
Inspirado nas ações do Personagem Jack, O Extirpador, decidi fazer autópsia do seu comentário, separando em partes.


“O Campus Guarus, do IFF, pela terceira vez consecutiva, comemora a Semana da Enfermagem com extenso programa de atividades atendendo com esclarecimentos e atendimentos ao público interno e à população em geral. Tem folders e cartazes espalhados por todo Campus Campos.”

Muito louvável a iniciativa dos servidores e alunos do curso técnico em enfermagem do campus Guarus, ao promover a terceira semana de enfermagem, com inúmeras atividades, abrindo a escola para que diversos atores da sociedade possam participar das ações, democratizando o acesso a informação a toda a sociedade, sem os critérios de seletividade, que começa no acesso ao cursos técnico da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica.



“O nosso colega Sepé, por questões politiqueiras, por estar do lado dos que buscam o poder pelo poder e pela pavonice do PRF. Jefferson, prefere noticiar somente os eventos de outras instituições ferindo assim aos princípios da imparcialidade dos Blogs.”

Deixo claros a minha admiração e respeito pelo professor Jefferson Manhães de Azevedo, um homem de caráter ímpar naquela instituição, com carisma e respeito aos alunos, sendo um professor admirado não apenas por aqueles que são seus alunos, mas também por inúmeros discentes do campus Campos-Centro. Acredito que o rompimento do professor e doutorando, Jefferson com a atual gestão, tenha origem em seu descrédito com os rumos que optaram na condução do projeto IFF e suas razões foram explicitadas na carta que ele escreveu e que você já deve ter conhecimento.

O comentarista erra ao afirmar que o blog veicula eventos de outras instituições, pois inúmeras são as postagens dos assuntos relacionados ao IFF, tendo como fonte os releases encaminhados pelos profissionais competentes da Ímpar Comunicação, com os quais sempre tive ótimo relacionamento e os admiro pelo bom trabalho desenvolvido.
Quanto a imparcialidade do blog ela existe apenas na sua imaginação, aqui eu escolho o caminho que quero seguir, defendo meus princípios valores e não me vejo na obrigação de tentar vender a idéia infantil de que somos todos inocentes e acreditamos em tudo que falam ou escrevam. Aqui existe opinião formada, não existe aqui um formador de opinião, pois tenho ojeriza a esta expressão. Outra coisa, não vou ficar sendo um replicador das notas e releases recebidos, posto aquilo é do meu interesse.
Fabiano Seixas disse…
(continuação)

“Abandona raivosamente, logo esta casa que o acolheu e o considerou como pleno cidadão quando talvez nem mesmo ele o fizece.”

Falar do campus Guarus, ou melhor, falar da Uned-Guarus para mim é motivo de muito orgulho, pois um dia morei neste distrito, conheço a realidade das crianças, dos jovens e adultos que lá residem, sendo este um projeto ousado iniciado na gestão do competente professor Luiz Augusto Caldas Pereira, tendo ao seu lado os professores Leandro Souza Crespo e Marcos Guimarães Maciel, que juntos pensaram em cada espaço criado nesta unidade, passando pela escolha dos mobiliários aos cursos a serem implantados, tendo como objetivo proporcionar a uma camada da sociedade campista, excluída de boas escolhas, o acesso a formação profissional tecnológica, o resgate da auto-estima e a possibilidade de qualificação para inserção no mundo do trabalho. Me lembro ainda de ter colaborado e me empenhado muito na preparação da escola na cerimônia de inauguração, cujo convidado ilustre era o Excelentíssimo Senhor Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva.
Apesar de não ter concluído o curso, é com muito orgulho que me lembro da aprovação em primeiro lugar geral no processo seletivo para ingresso no curso se eletroeletrônica, com ênfase na industria naval.

E agora Sepé?
Seu “chefe” foi embora( pelos mesmos motivos)!
De quem vc vai puxar SAQUIO!?!?!?

A pessoa que você se refere entre aspas, se chama Amaro Falquer, um dos gestores públicos mais competentes que já conheci, integro, honrado, amigo e um ser humano fascinante, austero, competente ao lidar com o orçamento de uma instituição, superior ao de muitas prefeituras da nossa região, sendo um grande interlocutor junto a Secretaria de Política Orçamentária do MEC, sendo durante vários anos coordenador do Fórum Nacional de Planejamento da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica, inovando a partilha do orçamento, através da implantação de sistemas de avaliações das instituições, para melhor alocação das verbas. Ressaltando que sempre teve canal de diálogo aberto com o Tribunal de Contas da União, trazendo membros do TCU para ministração de palestras sobre controle social, tendo em vista que as prestações de contas dos cursos recebidos pela instituição foram sempre aprovadas com louvor. É um profissional competente, fará muita falta. Mas como pró-reitor do Instituto Federal do Rio de Janeiro, irá contribuir com a Rede Federal de EPT, na implantação e desenvolvimento de novas tecnologias administrativas, como um atleta campeão em nível internacional, está apto a enfrentar novos desafios e sairá vencedor mais uma vez.

Não é minha prática puxar o saco, isso é para os incompetentes, para os canalhas e os oportunistas. Aprendi a dar valor as oportunidades concedidas e afirmo meu compromisso até dezembro de 2009 de me empenhar para colaborar na formulação, desenvolvimento e implantação do Instituto Federal Fluminense, pois as eleições vem e vão, e as pessoas ficam, os valores e o compromisso enquanto estudante de licenciatura em Geografia de acreditar na educação como a única ferramenta capaz de transformar a vida de jovens e adultos, através da democratização do acesso a ciência e tecnologia, principalmente das camadas periféricas da nossa sociedade.
Larissa Benjamin disse…
Sepé, muito obrigada por veicular aqui no seu blog a minha sugestão de notícia sobre a programação da Semana de Enfermagem da UNESA da qual sou aluna, fazendo parte também do Centro Acadêmico do curso de Enfermagem como Diretora de Comunicação.

Amanhã contaremos com duas palestras que não estavam na programação acima:
1 - Ações de Vigilância Sanitária em Campos dos Goytacazes, com presença de uma Médica Sanitarista do município;
2 - Mesa-redonda sobre o Dia da luta antimanicomial, que foi comemorado na segunda-feira, com presença de enfermeiros, psicólogos e gestores da saúde mental.


Obrigada pelo espaço!
Larissa Benjamin
7º período do curso de Enfermagem da UNESA
james disse…
Parabéns pelo blog saúde.Você informações, muitos poderiam escrever algo sobre o implante de cabelo.

Postagens mais visitadas