51º CONUNE debate segurança pública sob a ótica da juventude

Participaram o delegado da Polícia Federal Protógenes Queirós, do Rapper Gog, integrante do Conselho Nacional de Juventude (Conjuve), Marcelo Brito, também do Conjuve e Vinícius Wu, representante do Ministério da Justiça

O anfiteatro 17 do ICC foi ocupado por jovens de todo o país. Nas cadeiras e nos corredores estudantes assistiram atenciosamente às colocações do delegado da Polícia Federal Protógenes Queirós, do Rapper Gog, integrante do Conselho Nacional de Juventude (Conjuve), Marcelo Brito, também do Conjuve e Vinícius Wu, representante do Ministério da Justiça, sob a mediação do diretor da UNE Daniel Iliescu.
Traçando um panorama sobre a política de segurança brasileira, Vinicius Wu afirmou que é preciso romper com a lógica de criminalização da pobreza. Contestador, Rapper Gog chamou a atenção para a participação dos jovens da periferia no debate. "Essa discussão deve ser capilarizada em todos os estratos da sociedade. Não queremos reformar o que está aí e sim transformar nossa realidade".
Para o delegado Protógenes Queiroz a relação das instituições representantes da segurança pública com a sociedade é um dos principais canais para transformar o atual sistema. "Quando um agente público cumpre seu papel certamente será reconhecido pela população".
Bem humorado e a vontade na presença dos estudantes, Protógenes disse: "Meu primeiro cargo como delegado foi em um Congresso da UNE. Já estive sentado nestes bancos". Marcelo Brito finalizou afirmando que um novo sistema passa pela reformulação da educação básica. "A escola precisa propiciar a formação de um cidadão pleno, com consciência de seu papel e da contribuição que pode proporcionar para o desenvolvimento de um Brasil soberano".
Da Redação /UNE

Fotos: Fabiano Seixas - BSB 17/09/2009 - 09-12h

Delegado da Polícia Federal, Protógenes Queirós junto dos estudantes


Lara e Ernesto atentos no plenário

Plenário lotado! O debate com o maior número de estudantes presentes!



da Esquerda para Direta: Marcelo Wu(MJ),Protógenes Queirós (PF) , Daniel (UNE), Rapper Gog e Marcelo Gavião da UJS



Fernanda, Vereadora do PSOL em Porto Alegre-RS

Comentários

Postagens mais visitadas