Foz do Iguaçu (PR) lidera ranking de homicídios entre adolescentes no país

LORENNA RODRIGUES - da Folha Online, em Brasília

Atualizado às 15h08.

A cidade de Foz do Iguaçu (PR) lidera o ranking de homicídios entre adolescentes no país segundo estudo que tem como base dados de 2006 e foi divulgado nesta terça-feira pelo governo federal, Unicef e uma ONG ligada a comunidades carentes.

A faixa etária do estudo compreendeu adolescentes com idades entre 12 a 19 anos habitantes de 267 cidades brasileiras com mais de 100 mil habitantes.

A partir de um cálculo que levou em conta mortes ocorridas em grupo de mil jovens, foi estabelecido o IHA (Índice de Homicídios na Adolescência). O IHA de Foz de Iguaçu é de 9,7 mortes. O índice em Foz do Iguaçu é de cerca de três vezes e meio a mais do que a média nacional, de 2,03.

Em segundo lugar no ranking está a cidade de Governador Valadares (MG), que registrou 8,5 mortes a cada grupo de mil e Cariacica (ES), IHA de 7,3.

O estudo criado em parceria pela SEDH/PR (Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República), o Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância) e Observatório das Favelas projeta que entre os anos de 2006 a 2012 cerca de 33 mil adolescentes não chegarão aos 19 anos de idade pois terão sido vítimas de mortes violentas.

Sexo e cor

O levantamento apontou que a probabilidade de um adolescente do sexo masculino ser vítima de homicídio é 12 vezes superior em relação ao sexo feminino.

No caso da cor, a taxa de negros vítimas de homicídio é três vezes superior aos de brancos.

Comentários

Postagens mais visitadas