Determinismo geográfico

O Determinismo foi a primeira forma de Geografia que se iniciou quando a Alemanha se formou em 1871, depois da guerra Franco-prussiana, que era até então a Confederação Germânica. O determinismo geográfico foi um conceito expresso pelo geógrafo alemão Friedrich Ratzel
O conceito versa sobre as influências que as condições naturais exerceriam sobre a humanidade, sustentando a tese de que o meio natural seria uma entidade definidora da fisiologia e psicologia humana ( o homem seria muito marcado pela natureza que o cerca.)
Ratzel foi influenciado pela teoria da evolução de Charles Darwin, e deduzia que a luta entre as espécies se dava basicamente pelo espaço, o que também se aplicaria à humanidade. Nesse sentido, os homens procurariam organizar o espaço para garantir a manutenção da vida. O maior sinal de perda de uma sociedade seria na perda do território, enquanto o expansionismo progredia .
As afirmações de Ratzel estavam fortemente ligadas ao momento histórico que vivia, durante a unificação da Alemanha. O expansionismo do Império Alemão, arquitetado pelo primeiro-ministro da Prússia Otto von Bismarck (1815-1898), foi legitimado pelas duas principais correntes de pensamento de Ratzel, o determinismo geográfico e o espaço vital.
Os discípulos do determinismo foram além das proposições ratzelianas, chegando a afirmar que o homem seria um produto do meio. Defendiam que um meio natural mais hostil proporcionaria um maior nível de desenvolvimento ao exigir um alto grau de organização social para suportar todas as contrariedades impostas pela natureza ex: inverno.

Comentários

Anônimo disse…
por favor voce pode me mandar algum video sobre determinismo geografico.valeu

Postagens mais visitadas