Minha Cidade, Campos dos Goytacazes-RJ

Campos dos Goytacazes é um município e cidade localizado no Norte do estado do Rio de Janeiro, Brasil. Apesar de perder em população para vários municípios próximos da capital, Campos é o 2º principal município do estado perdendo apenas para a capital. Na cidade destacam-se as diversas universidade publicas e privadas,e campos também a a capital do petróleo brasileiro.



Características

O município de Campos dos Goytacazes possui área total de 4.031,910 km². Seu principal acesso é pela BR-101.Ao largo de suas costas, no Oceano Atlântico, há um forte pólo de exploração de petróleo e gás natural, na plataforma continental, pela Petrobras. A cidade é a maior produtora de petróleo do Brasil,e ainda tem a indústria cerâmica a maior do estado. Das 7 usinas de açúcar e álcool do estado, 6 estao em Campos. A cidade conta com várias indústrias: só em 2007 foram mais de 5 instaladas através do Fundecam (Fundo de Desenvolvimento de Campos). Campos foi a primeira cidade a ter energia elétrica da América Latina


História


As terras dos índios goitacás começaram a ser colonizadas pelos portugueses em 1627, com a chegada dos "Sete Capitães". Pertenceu à capitania de São Tomé e se tornou, cinqüenta anos depois, no dia 29 de maio, a Vila de São Salvador dos Campos. Foi elevada à categoria de Cidade em 28 de março de 1835.Importantes fatos históricos se deram em Campos dos Goitacazes, entre eles está a partida dos primeiros voluntários para a Guerra do Paraguai, em 28 de janeiro do 1865 , pelo vapor "Ceres". Outro momento importante foi o movimento do abolicionismo, que teve seu ponto alto em 17 de julho de 1881, com a fundação da Sociedade Campista Emancipadora, que propagava a luta pela emancipação dos negros. O jornalista Luís Carlos de Lacerda e José Carlos do Patrocínio, cognominado de o "Tigre da Abolição" foram os maiores expoentes da causa. As visitas do imperador Dom Pedro II e a luta republicana foram outros marcos da história de Campos.O surgimento em 1652 da agroindústria açucareira, com a instalação do primeiro engenho em Campos, hoje menos promissor, dava início ao progresso da região. O petróleo foi oficialmente descoberto no Farol de São Thomé, reativando o desenvolvimento da região.


Comentários

Postagens mais visitadas