II Feira de Responsabilidade Social Empresarial Bacia de Campos

II Feira de Responsabilidade Social Empresarial Bacia de Campos
Local: Centro de Convenções Jornalista Roberto Marinho (Macaé Centro).
Data: 19, 20 e 21 de maio de 2009.
Horário: das 14h. às 21h.
Organização: Revista Visão Social e parceiros.

Tema: “Construindo Cidades Sustentáveis”.

Público alvo: Empresas, Poder Público, Universidades, Estudantes Universitários e de Ensino Médio, Organizações Não Governamentais, Entidades de Classe e outras instituições envolvidas em ações nas áreas de Responsabilidade Social Empresarial e Sustentabilidade.

Público estimado: 10.000 pessoas.

Programação:

1 - Feira de Exposições com estandes de Empresas, ONG´s, Prefeituras, Secretarias de Estado, Universidades, Instituições e etc, onde serão expostos projetos sócio-ambientais e culturais, materiais e equipamentos ecoeficientes e produtos artesanais.

2 -Apresentações artísticas e culturais de ONG´s e outras instituições da sociedade organizada.

3 – Fórum de palestras e debates, com os seguintes convidados já confirmados:

- Fábio Feldmann – Ambientalista, fundador da SOS Mata Atlântica e da Fundação Onda Azul, atua como conselheiro na The Nature Conservancy Brasil, na Amigos da Terra – Amazônia Brasileira, no Instituto Akatu e no Centro de Estudos em Sustentabilidade da Fundação Getúlio Vargas.

- Rubem César Fernandes – Criador e diretor-executivo do Viva Rio, hoje a maior instituição da sociedade civil engajada no desarmamento e na campanha de uma cultura de não violência.

- Amélia Gonzalez – Jornalista, editora do "Razão Social", suplemento mensal de responsabilidade social empresarial (RSE) publicado pelo jornal O Globo na primeira segunda-feira de cada mês.

- José Wagner Fernandes - Presidente do Instituto de Hospitalidade e gestor do Comitê Brasileiro de Turismo da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Especialista em Turismo Sustentável.

- Cyro Barreto – Gerente da Petrobras, acompanhou o processo de implantação da Norma NBR 16001 em todas as unidades da UN-BC.

- Valdo Marques – Diretor do Laboratório de Meteorologia da Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF), expert em mudanças climáticas.

- Aristides Soffiati Neto – Professor, ecologista, fundador do Centro Norte Fluminense para a Conservação da Natureza (CNFCN), uma das entidades ambientalistas mais antigas do país.

- Mesa-redonda – Com participação de prefeitos da área de influência da Bacia de Campos, economistas, jornalistas e professores universitários, debaterá as possibilidades de se promover o desenvolvimento regional sustentável em meio à crise econômica global.

4 – Oficinas do Conhecimento – a) Oficina com apresentação das diretrizes do programa Jovem Aprendiz do governo federal para atendimento a lei de aprendizagem pelas empresas, que no ano de 2009 se consolida como uma forte exigência do governo;

b) Oficina para capacitação de ONG´s locais para aprimorar a gestão e buscar recursos para a sustentabilidade;

c) Oficina com Universidades, onde alunos e professores apresentarão projetos, e teses, nas áreas de Responsabilidade Social e Sustentabilidade. Os projetos apresentados serão entregues aos representantes dos municípios participantes e governo estadual, no último dia do evento.

5 - Sala de Projeção - Exibição de filmes educativos, alertando sobre os riscos das mudanças climáticas, e reportagens televisivas premiadas abordando questões ambientais nos municípios da região.

6 – Rodada de Negócios Sustentáveis – Espaço onde empresas ecoeficientes poderão comercializar seus produtos e/ou apresentar seus projetos.

7 – Gincana Social – Ação direcionada às empresas da região. Cada empresa participante terá uma equipe que, após definir uma instituição social de Macaé ou da região a ser beneficiada, cumprirá as tarefas designadas, incluindo arrecadação de alimentos não-perecíveis, vestuário e produtos de limpeza. Além disso, cada empresa deverá elaborar um projeto de Responsabilidade Social que torne a instituição contemplada auto-suficiente.

Comentários

Postagens mais visitadas