UJS no Jornal o Diário de hoje! Segundo Caderno! Todos pelo Primeiro Emprego

Foto: Isaías Fernandes

Por Cássio Peixoto

Discussões de políticas públicas, projetos de lei e socialismo. Tudo isso também rima com um domingo de sol, futebol, capoeira e centenas de jovens lutabdo pelos seus direitos. Ontem no Clube Folha Seca, aconteceu o “Domingo da Juventude pelo Primeiro Emprego”, um evento organizado pela União da Juventude Socialista de Campos (UJS), onde os jovens receberam o apoio de autoridades na luta, às vezes, desesperada de milhares de joves em busca de trabalho.

O diretor de políticas públicas da UJS, Marcos Tavares, contou que a ansiedade dos jovens era tão grande que alguns foram para o encontro com um currículo na mão. “Alguns jovens não entederam a mensagem, mas isso é compreensível na medida em que sabemos o quanto estão ansiosos pela primeira oportunidade de trabalho”, completa ele.

Segundo ele, os principais objetivos foram atingidos: cahmar a sociedade para uma discussão e chamar a atenção das autoridades. Na festa, mais que democrática, o vereador Papinha; o vice-presidente da Fundação Municipal de Esportes Luiz Alberto, o Nenêm; a secrtária de trabalho e renda, Cecília Ribeiro Gomes; e representantes do Instituto Federal Fluminense e da fábrica de fraldas Bem Estar, que se instalou recentemente em Campos.

O evento começou às 12h, com apresentação de capoeira, além de discussões e debates. O vereador Papinha se comprometeu a marcar uma audiência pública na Câmara de Vereadores para tratar do assunto. “Quantos jovens estão nas ruas hoje e poderiam ter uma renda para ajudar as suas afamílias? Temos que ajudar esses jovens e sanar esses problemas, vamos livrá-los das drogas e de outras más influências”, completa o vereador, que acrescentou ainda que amanhã, representantes da União da Juventude Socialista vão se encontrar com ele para alinhavar os últimos detalhes e a discussão já será colocada em plenário ainda essa semana.

A UJS é a responsável pela osganização política da União Nacional dos Estudantes e da União Brasileira dos Estudantes. Um dos mais ilustres representantes da UJS é o ministro dos esportes Orlando Silva, ex-presidente nacional da UJS. De acordo com André Lacerda, presidente municipal da UJS, a idéia foi realizar um dia de programação voltada para os jovens. A discussão de políticas públicas voltadas para a inserção do jovem no mercado de trabalho funcionou melhor do que imaginavam e superou as expectativas. “Precisamos ingressar a mão-de-obra jovem formada nas escolas profissionalizantes e universidades no mercado de trabalho. Muitos acabam indo para outras cidades em busca de emprego. Nos últimos anos, perdemos vários talentos por falta de oportunidade”, lamentou André, ressaltando que a UJS defende a aprovação de uma lei municipal de incentivo ao primeiro emprego.

Na entrada do evento, um mural mostrava dezenas de materias de jornal onde jovens haviam sido assassinados por causa da proximidade com o tráfico. “Acho que não podemos mais aguentar esse tipo de coisa, não podemos assistir jovens morrendo todos os dias por causa do envolvimento com as drogas e com a criminalidade, é esse tipo de coisa que temos que ajudar a evitar”, complementa Marcos. Todos os detalhes sobre a União da Juventude Socialista e seus projetos podem ser encontrandos no site www.ujs.org.br. O manifesto e o estatuto da orhganização, até a identidade visual da UJS estão no disponíveis no site, além de notícias atualizadas sobre todas as ações da UJS pelo país.

A União da Juventude Socialista tem sua sede em São Paulo. Foi fundada em 22 de setembro de 1984, enquanto partidos políticos socialistas e comunistas ainda eram proibidos. Oficialmente a UJS não tem nenhuma filiação ou relação com partidos. É conhecida por possuir trabalho de base no Movimento Estudantil, e de ser a maior força política do mesmo. A UJS é organizada em núcleos, direções municipais, direções estaduais e a direção nacional. Esta entidade tem direção estadual organizada em todas as Unidades da Federação.

Valeu Cássio pelo apoio! A UJS Campos agradece!

Comentários

Postagens mais visitadas