O Remo em Campos


Por volta do ano de 1906, iniciou-se a prática do remo em Campos dos Goytacazes e em pouco tempo os três clubes da cidade caíram no gosto popular. O Clube de Natação e Regatas Campista, o mais antigo, foi fundado em 10 de junho de 1906, o Clube de Regatas Saldanha da Gama foi fundado em 21 de Outubro de 1906 com o nome de Sport Club Saldanha da Gama e o terceiro, Clube de Regatas Rio Branco, foi fundado em 24 de janeiro de 1919 com o nome de Sport Club Rio Branco.

No livro “Ídolos do Nosso Esporte – A História Esportiva de Campos”, escrito por Hélvio Santafé, encontramos a seguinte informação: Entre 1906 a 1932 as provas não eram oficiais e somente a partir de 1933 até o ano de 1969, as competições eram denominadas de “Prova Clássica Prefeitura Municipal de Campos” sendo as competições de remo em Campos realizadas nos meses de maio, agosto e outubro.

Por volta de 1970, o remo de Campos alcançou seu auge na cidade, contando com atletas de nível nacional e fazendo parte da Seleção Brasileira de Remo, com o apoio dos três clubes. Um atrela de destaque no Clube de Natação e Regatas Campista foi Laildo Ribeiro Machado que, remando pelo Flamengo, participou das olimpíadas de Moscou e Los Angeles, sendo medalhista de ouro em Jogos Pan-americanos.

Após a década de 80, a prática do remo em Campos começou a perder força devido à falta de patrocínio dos clubes. Este fato fez com que os melhores atletas da cidade migrassem para a capital, que possuía melhores recursos para a prática do esporte.

Em 1994, o Clube de Regatas Saldanha da Gama encerrou suas atividades no remo e no ano de 2002 o Clube de Regatas Rio Branco também fechou suas portas para o esporte, restando apenas o Clube de Natação e Regatas Campista. Por não mais haver a prática do remo na cidade, o Campista encerrou suas atividades da escolinha de remo, competindo apenas na categoria Máster com antigos atletas do clube.

Comentários

Postagens mais visitadas