First Lego League

Acontecerá no Campus Campos Centro do IF-Fluminense no dia 18/04/2009, o First Lego League, um campeonato de robótica, organizado pela empresa LEGO, em parceria com a Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação, a Diretoria de Ensino e Gerência de Ensino Médio e Artes, e também do Grêmio Estudantil Nilo Peçanha.
A competição será contará com a participação dos alunos dos cursos de ensino médio e técnico do Campus Campos Centro e terá alunos do Curso de Engenharia e Controle de Automação como monitores que atuará junto com os instrutores da Lego Brasil durante o período de capacitação/treinamento dos alunos na programação dos rôbos, que acontecerá nos dias 16 e 17/04/2009.
Cada ano a Lego escolhe um tema para direcionar a competição e este ano o escolhido foi o clima, tendo em vista as discussões em nível internacional a respeito do aquecimento global.
"Democratizar o acesso ao jovem da periferia a ciência e tecnologia." É um dos objetivos do evento, comenta o Prof. Jefferson Manhães de Azevedo.

O que é o First Lego League?

A FIRST LEGO League (também conhecida por FLL) é um programa internacional sem fins lucrativos, para jovens com idades entre os 9-14 anos nos EUA e no Canadá, e 9-16 anos nos outros países.
A FLL é criada pela Fundação FIRST (For Inspiration and Recognition of Science and Technology) com ajuda da LEGO Group. A FLL estende o conceito da FIRST de inspirar e celebrar a ciência e a tecnologia para os jovens, utilizando contextos do mundo real. Cada ano o programa focaliza-se num tema diferente relacionado com as ciências, e a comunidade internacional. Cada desafio dentro da competição é ligado a esse tema.
A prova de robótica envolve utilizar princípios de engenharia para criar e programar um robô de um material desenvolvido pela MIT e o LEGO Group (MINDSTORMS).
O robô construído pelos os jovens terá que cumprir várias tarefas ligadas ao tema do ano. Os jovens trabalham para criar soluções relacionados com o tema desse ano. Durante o ano os jovens juntam-se para competir e partilhar o seu conhecimento e idéias. O FLL visa despertar nos jovens o entusiasmo pela descoberta, a ciência, a tecnologia e o empreendedorismo.



Comentários

Postagens mais visitadas