"JCI: Liderança e Empreendedorismo"

Planejamento: A importância de fazer um

Sempre fui um fã do planejamento. Acredito que cursar engenharia deve ter ajudado um pouco, mas o fato é que, apesar de não ser dos mais organizados, sempre soube dar o devido valor a esse ato. As ferramentas começaram a chegar a minha mão com mais intensidade no final do ano de 2005. Eu acabara de me formar na faculdade e fui para São Paulo para participar do Curso ADM (Curso de Administração de Capítulos da JCI) que tem como foco principal a planificação de projetos. Depois disso, devido a um convite de um amigo, fui aprender um pouco mais sobre um software de planejamento muito utilizado atualmente. Esses dois cursos e a experiência com projetos adquirida na JCI me fizeram admirar mais ainda o tema. Mas muitos podem se perguntar: para que fazer um planejamento? Espero que ao final do texto todos tenham a resposta.
Muitas pessoas já conhecem a história “Alice no País das Maravilhas”. Quando a Alice, andando por uma estrada, se depara com uma bifurcação, ela enfrente uma grande dúvida: qual caminho seguir? Ali, então, avista o Gato Risonho e lhe pergunta por qual estrada ela deve ir. O gato a pergunta para onde ela está indo. Diante incerteza de Alice o gato diz: “Se não sabe para onde quer ir, qualquer caminho serve”. E quantas vezes nos vemos em situações semelhantes. Essa é a primeira regra do planejamento: ter uma meta, um objetivo a ser alcançado. Claro que somente ter uma meta não resolve. Você tem ainda que verificar seus pontos fortes, fracos, suas oportunidades e ameaças e, a partir da análise desses quatro fatores, montar um plano de ação. O plano de ação vai ajudar a organizar as idéias, colocar as ações de forma lógica e verificar como elas estão sendo executadas. Obvio que esse é apenas um pequeno resumo de como deve ser realizado um bom planejamento, mas já dá para começar. Aos que quiserem se aprofundar mais no assunto sugiro fazerem o curso ADM da JCI. A JCI Campos realizará um em nossa cidade no mês de abril.
Para encerrar gostaria de agradecer a dois membros que no fim de semana passado, ajudaram a elevar o nome da JCI Campos um pouco mais. Luis Felippe Klem de Mattos e Marselle Soares dos Santos Klem de Mattos estiverem na cidade de Quissamã, promovendo um curso de planejamento estratégico da campanha de um candidato a vereador. Para nós foi um orgulho, e como eles mesmo disseram, para eles foi um experiência fantástica. Agora estão sendo requisitados por outros candidatos. Coisas que a JCI pode proporcionar a seus membros.
Para os que ainda não sabem nossas reuniões acontecem na Avenida Sete de Setembro, 490 - 7º andar – Ed. Pioneiro – Centro, e têm inicio às 20h. Aguardo vocês. E lembrem-se: O futuro é incerto, mas ele pode ser planejado!

47º Presidente da JCI Campos dos Goytacazes
Engenheiro Civil
e-mail: hornis@censanet.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas